Concurso público: como ficam os editais no Ceará com a pandemia? Saúde deve abrir mais vagas

Suspensão da abertura de novas vagas até o fim de 2021 tem provocado dúvidas entre os concurseiros. Veja perspectivas de concursados, professores e especialistas sobre as seleções públicas no pós-pandemia

Escrito por Plano de Carreira ,

pandemia do novo coronavírus modificou a rotina de todos setores econômicos do Ceará e com os concursos públicos não foi diferente. Com a crise causada pela Covid-19, seleções que estavam em andamento no estado foram suspensas e novos editais, anteriormente previstos, parecem estar cada vez distantes. Além disso, a suspensão da abertura de novas vagas até o fim de 2021 tem provocado dúvidas entre os concurseiros. 

Então, surge na cabeça dos concurseiros algumas perguntas: qual o futuro dos concursos públicos no estado? Quais os próximos editais? E como continuar estudando em meio a essas incertezas? 

Veja lista de editais adiados ou suspensos pela pandemia no Ceará e no Brasil

Confira nessa reportagem do Plano de Carreira as perspectivas de concursados, professores e especialistas sobre as seleções públicas no pós-pandemia. Veja também um panorama completo dos principais concursos no Ceará. E não deixe de ouvir os nossos podcasts.

Como ficam os concursos públicos no Ceará?

O mentor para concursos públicos e professor Bruno Bezerra, que já foi aprovado em diversos cargos federais, diz que a Saúde será uma área privilegiada na abertura de vagas. Nesta semana, inclusive, o governo do Ceará afirmou que deve lançar uma seleção com 12 mil vagas. 

Por isso, segundo o professor, é importante manter o foco nos estudos já que a concorrência deve ser cada vez maior. Diante da pressão psicológica causada pela incerteza dos novos concursos, a dica do Bruno Bezerra é "não se cobrar demais". Veja tudo no vídeo abaixo:

E a Segurança Pública?


O professor Lucas Neto, especialista em concursos públicos, diz que novas provas não devem ser aplicadas enquanto não puder haver aglomeração, já que as seleções reúnem milhares de candidatos. Porém, ele avalia que, além do Ceará, concursos nacionais devem atrair olhares da concorrência entre os candidatos. Além da Saúde, ele aposta na Segurança Pública como um setor com boas oportunidades futuras. Confira no comentário abaixo: 

Cronogramas adiados

Alguns concursos listados pelos professores estavam previstos no Ceará antes da pandemia. O próprio governador Camilo Santana já havia anunciado, em rede social, o interesse de autorizar novas contratações para as polícias Civil e Militar e também para a Pefoce. 

Contudo, o cronograma dos editais deve ser modificado por causa da crise do coronavírus. Em nota, enviada à reportagem neste mês de agosto, a Secretaria da Segurança Pública informou que não há previsão de editais para concursos públicos da PM e da PCCE. O órgão ainda ressaltou que as seleções e convocações foram suspensos pelo pacote de medidas econômicas durante a pandemia. 

O cenário é semelhante ao da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz CE), que tinha previsão de realização de concurso neste ano. Apesar disso, a secretária Fernanda Pacobahyba disse ao Diário do Nordeste, em junho, que foi feito um pedido para a realização de uma nova seleção, com contratação para 2021.

“Temos muita avidez pelo concurso. Muitos colegas se aposentaram. Temos muita urgência, mas o estado está deficitário. Assim, será um concurso pequeno, para poucas vagas, um concurso rápido. Espero que as coisas melhorem para que possamos realizar o concurso”, explicou a secretária.

Outro concurso muito aguardado que sofreu adiamento foi o da Assembleia Legislativa do Ceará. A expectativa, segundo o presidente da Casa, Sarto Nogueira (PDT), é que a seleção para 100 vagas seja retomada em outubro. 

Também foram adiados os seguintes concursos locais e nacionais: Prefeitura do Eusébio, Prefeitura de Fortaleza, Guarda Municipal do Eusébio, IJF, IBGE, Polícia Civil do DF.Veja a lista completa neste link. 

Vale a pena continuar estudando?

No geral, os especialistas dizem que sim. O coach para concursos Diogo Moreira comentou que os estudantes devem se preparar para um cenário de seguidos adiamentos e que a quarentena deve afetar os estudos. Porém, esse cenário de adiamento pode favorecer quem iniciou a preparação agora e ainda não estava totalmente preparado. "Faça sua parte, faça o melhor com o tempo que você tem". 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.