Compras de órgãos públicos registram superfaturamento médio de 17%, diz IBPT

O levantamento teve como base a análise de 3 milhões de notas fiscais, emitidas no período de três anos.

Escrito por Redação ,

As mercadorias adquiridas pelos entes federais, estaduais e municipais entre os anos de 2012 a 2014, constataram um sobrepreço de R$ 4,68 bilhões. Com isso, o brasileiro precisa trabalhar 32 dias a mais por ano somente para pagar a corrupção e o superfaturamento das compras públicas no País, que é, em média, de 17% em comparação ao setor privado. É o que aponta o estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT.

O levantamento teve como base a análise de 3 milhões de notas fiscais, emitidas no período de três anos, pelas compras de mercadorias e produtos pelos órgãos públicos nas esferas federal, estaduais e municipais, no valor total de R$ 27,55 bilhões. Para concluir o estudo, o IBPT obteve as informações por meio da Lei de Acesso à Informação, nº 12.527/2011.

“Entendemos que há uma deficiência do setor público em disponibilizar as informações e estamos nos propondo a entregar um software gratuito, para que possam fazer a análise e o ordenamento dessas informações. Não podemos mais ter essa cultura do sigilo no Brasil”, avaliou o presidente do Conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.