Carro elétrico chinês estreia no Brasil em 2015

Modelo e6, da chinesa BYD, chega de olho no mercado de taxistas e frotistas, cobrando apenas R$ 1 pelo veículo, além de uma taxa mensal

Escrito por Folhapress ,

Fundada em 1995, a chinesa BYD (sigla para "Build Your Dreams", "construa seus sonhos") tem como principal operação a fabricação de baterias para diversos usos. A marca, que estreou no ramo automotivo em 2003, chegará ao Brasil em 2015.

Inicialmente, a empresa venderá por aqui o monovolume e6, com foco o mercado de taxistas e frotistas. A BYD cobrará R$ 1 pelo veículo, mas o motorista terá de pagar uma taxa mensal.

Essa "prestação" equivale ao que um taxista que roda 200 km por dia gasta mensalmente com gasolina. Ou seja, algo por volta de R$ 2.000. Com base nos impostos atuais, o carro custaria R$ 200 mil.

Segundo a BYD, a bateria do e6 dura entre 30 e 40 anos e permite rodar até 300 km. O veículo virá com um transformador que, quando adaptado à uma rede de 220v, permite fazer uma recarga completa em duas horas.

De acordo com a marca, o custo por quilômetro rodado do e6 é de R$ 0,04, contra valores entre R$ 0,19 e R$ 0,30 dos carros a combustão.

Fábrica em Campinas

A BYD constrói uma fábrica em Campinas (a 93 quilômetros de São Paulo), que iniciará sua produção em 2015. A marca planeja construir ônibus elétricos, painéis solares e baterias. Inicialmente, o elétrico e6 será vendido por aqui como importado.

Em um teste promovido pela ABVE (Associação Brasileira de Veículo Elétrico), foi possível dar uma volta com o e6. Em movimento, só os pneus fazem barulho. O BYD acelera bem até 100 km/h, graças ao torque instantâneo gerado pelo motor de 122 cv.

A carroceria inclina pouco em curvas. As baterias, alocadas na porção central do assoalho, ajudam a baixar o centro de gravidade, mas influem diretamente no peso total: 2.380 kg.

"Nos concentramos na autonomia em detrimento de desempenho. Utilizamos baterias mais pesadas, mas que podem fazer o carro rodar por uma distância maior", afirma Adalberto Maluf Filho, diretor de marketing e relações governamentais da empresa chinesa.

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