Bruno Funchal vai substituir cearense Mansueto Almeida no Tesouro Nacional

Atual diretor de programa do Ministério da Economia foi apontado por Paulo Guedes

Escrito por Folhapress ,

O ministro Paulo Guedes (Economia) escolheu Bruno Funchal, atual diretor de programa da pasta, como o novo secretário do Tesouro Nacional. Ele assume a vaga de Mansueto Almeida, que anunciou a saída do governo no final de semana.

Veja também

Mansueto disse, no domingo (14). que, desde o final do ano passado, já pensava em deixar as funções públicas, mas adiou a saída por causa da crise do coronavírus.

Imagem
Legenda: Bruno Funchal assumirá comando do Tesouro Nacional

"Eu já vinha conversando com o ministro Paulo Guedes e há algumas semanas disse que anunciaria minha saída no final de junho, mas a informação vazou e tenho que antecipar o anúncio", disse. "Mas não vou sair nos próximos dias, vou sair em agosto porque farei uma transição coordenada", afirmou Mansueto.

Mansueto diz que deixa o governo porque precisa descansar. "As pessoas precisam ter em mente que sou o único que estava no governo anterior e permaneceu no atual, estou desde 2016 e não aguento ficar até o final do governo porque eu preciso descansar", disse.

Formação

Funchal é formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense e doutor pela Fundação Getulio Vargas, com pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e professor titular da Fucape Business School. Faz parte do Conselho Fiscal da Caixa Econômica Federal.

Foi secretário de Fazenda do Espírito Santo em 2017 e 2018 e, atualmente, é responsável por acompanhar as relações com governadores e prefeitos no Ministério da Economia. Foi um dos articuladores da proposta de socorro a estados e municípios por conta da pandemia.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.