BNB e Sudene querem apoiar a inovação

Escrito por Egídio Serpa , Egidio.serpa@svm.com.br

Discretos, como aconselha o manual da boa gestão, o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, e o superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, reuniram-se em Fortaleza na última quarta-feira, 20. Eles acertaram ações conjuntas dos dois organismos, ambos vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com foco na recuperação e fortalecimento dos setores do turismo, gravemente ferido pelos efeitos sociais e econômicos da pandemia, e da indústria, que, pelo mesmo motivo, vem sendo castigada desde março do ano passado, quando o Covid-19 invadiu o Brasil e iniciou seu rastro de destruição de empresas e empregos.

Sudene e BNB também acordaram em investir em ações de pesquisa que promovam o desenvolvimento regional nordestino. Neste particular, a Sudene apresentou-se com o Inova + Nordeste, um programa de governança do porcentual de 1,5% relativo ao retorno das aplicações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, o FDNE. É um caixa com dinheiro suficiente para, sob uma gestão eficaz, como é o caso do BNB, atrair e animar os que querem inovar.

Veja também

Raimundo Gomes de Matos, diretor de Planejamento e de Articulação de Políticas da Sudene, presente na reunião, disse à coluna que o Inova + Nordeste tem a exclusiva finalidade de apoiar atividades de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia voltadas para o incremento da economia regional, sendo por isto mesmo fundamental a participação das fundações de amparo à pesquisa, como a Funcap do Ceará.

Romildo Rolim, presidente do BNB, lembrou que o Banco do Nordeste e a Sudene "são instituições gêmeas e parceiras, pois trabalham pela mesma causa, o desenvolvimento regional". As duas instituições ombrearam-se na tarefa do enfrentamento dos prejuízos causados pela pandemia, injetando nas empresas nordestinas, as pequenas incluídas, R$ 3 bilhões em crédito emergencial.

Por enquanto, e felizmente, o toma lá dá cá em que se transformou a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, no dia 1º de fevereiro, ainda não chegou ao BNB nem à Sudene, mas já atingiu (este é o verbo correto) a Companhia Docas do Ceará e a superintendência cearense do Dnit.

Espera-se que a politicalha de Brasília não mexa nos postos de direção da Sudene e do Banco do Nordeste.

Mel

Há uma revolução na apicultura do município de Icó, no Centro-Sul do Ceará. Lá, grupo de 116 apicultores da agricultura familiar produzirá, neste ano, 30 toneladas de mel de abelha. A Prefeitura de Icó fornecerá aos apicultores o Selo de Inspeção Municipal, com o que eles terão a chance de comercializar sua produção.

Dados

Para o site da SSPDS que é, na linguagem do povo, a Secretaria de Segurança Pública, apropriar-se, por meio digital (internet), de informações pessoais de outrem para fins ilícitos, não é crime. Duvida? Tente fazer um BO eletrônico contando como você foi ludibriado por um site falso da PMF. Este colunista tentou sem êxito.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados