Barbosa discute com Sindipeças ações para retomada do segmento

Setor passou para o ministro a importância de se aproveitar o atual patamar do dólar

Escrito por Estadão Conteúdo ,

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, teve reunião nesta sexta-feira (11) com os executivos do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) para discutir a conjuntura econômica e ações que poderão contribuir para a retomada da economia e do setor.

Barbosa teria afirmado para os executivos que, por enquanto, ele está atuando apenas como "diretor financeiro de uma empresa", ouvindo as sugestões para depois alocar os recursos e esforços para atender as demandas. Segundo o presidente do Sindipeças, Paulo Buturi, foi apresentada ao ministro a agenda do setor e sugestões visando principalmente elevar as exportações. 

Segundo o executivo, o setor passou para o ministro a importância de se aproveitar o atual patamar do dólar para aumentar as vendas, salientando que é preciso que o governo atue para firmar novos acordos comerciais com outros países, já que no segmento há apenas dois acordos importantes em vigor. Um deles com a Argentina, e outro, com o México. 

Buturi lembrou que recentemente o setor automotivo fechou acordo com a Colômbia, já tem acordos com o Uruguai e Paraguai, mas que eles são de menor de importância. "Precisamos ampliar o espaço com o México, que tem acordo com mais de 60 países, para aumentar a competitividade".

O Sindipeças também colocou para Barbosa a dificuldade das médias e pequenas empresas do setor para cumprirem as exigências do Programa E-Social. O eSocial é uma ferramenta criada pelo governo federal para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. "Temos medo que nossas empresas não consigam cumprir essas exigências por conta da situação econômica e dos baixos investimentos", disse Buturi.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.