Autoescolas adiam retorno e academias reduzem tempo de alunos

Acesso ao sistema do Detran, usado para autorizar as aulas práticas, deve fazer com que funcionamento dos centros de treinamento aconteça só na próxima terça-feira (28). Já nos treinos, o tempo máximo de permanência será de 1 hora

Escrito por Redação ,
Imagem de automóvel adesivado para autoescola na entrada do Detran
Legenda: Assim como as demais atividades que voltaram ao trabalho, as autoescolas terão mais rigor na limpeza nos automóveis
Foto: Erika Fonseca

Com a liberação das aulas práticas das autoescolas em Fortaleza, os empresários do setor já estudam o melhor dia para a retomada das atividades. Segundo o presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará, Eliardo Martins, os estabelecimentos só devem voltar com este tipo de aula a partir da terça-feira (28).

Além disso, as academias reabrem hoje (27) com algumas restrições, entre elas, a permanência do aluno no local de exercício por uma hora e uma pessoa a cada 12 metros quadrados (m²).

 

“Não tem como voltar porque dependemos do sistema do Detran para ter aula. Iremos ao Detran e até o final da tarde desta segunda-feira teremos uma previsão. A gente depende desse sistema que está bloqueado e, no máximo até terça-feira, a gente já retorna com as aulas práticas”.

De acordo com ele, existem na Capital 135 escolas e que todas já estão aptas a ofertarem as aulas práticas. “A gente já vinha trabalhando nisso. Fomos enquadrados na fase 4 do Plano de Retomada e estamos preparados desde maio. As escolas compraram os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os empresários já fizeram a distribuição aos seus colaboradores”.

Martins também disse que as empresas seguirão corretamente os protocolos geral e específico do setor. “Os veículos serão higienizados antes e depois das aulas. Os clientes só vêm na hora da aula agendada que é para não ter aglomeração. Os cursos teóricos estão sendo feitos on-line, e não teremos aglomeração nas escolas”, completou.

Além disso, antes das aulas práticas, alunos e professores devem usar álcool em gel, que deverá permanecer dentro dos veículos para uso contínuo. As janelas dos carros também devem ficar abertas para a circulação do ar e todos devem usar máscara. 

Academias

Mesmo com algumas restrições, a presidente do Sindicato das Empresas de Condicionamento Físico do Estado do Ceará (Sindfit Ceará), Juliana Sá, reforçou que 80% das academias de Fortaleza reabrem hoje. Pelo protocolo divulgado pelo Governo do Estado, os estabelecimentos só podem funcionar com 30% da capacidade e respeitando o distanciamento de 2 metros entre alunos e professores nas áreas de peso livre. 

“O que ficou acertado é que a gente vai dividir o metro quadrado total da academia por 12 m² para essa primeira semana. Os 30% que foi colocado é porque em shoppings, por exemplo, já tem no alvará de funcionamento o valor da capacidade máxima. No setor de academias, não tem essa informação nos alvarás de funcionamento”, informou Sá.

Conforme o protocolo do setor, as academias devem ainda restringir o atendimento apenas por agendamentos de horários para preservar o distanciamento social. Também foi vedado o contato físico do profissional com o aluno. 

“É proibido o compartilhamento de materiais entre praticantes em uma mesma sessão de atividade física. É proibido os exercícios que envolvam lançamentos de objetos entre alunos, que caracterize um compartilhamento de material. É obrigatório que cada aluno utilize seus objetos de uso pessoal tais como: garrafa de água, toalha, não sendo recomendada a compra de bebidas e alimentos durante a prática esportiva”, informou o protocolo do setor.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados