Atividade do comércio recua 0,6% em setembro

No acumulado do ano, o comércio varejista registra queda de 7,7% perante o mesmo período do ano passado

Escrito por Redação ,

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio revela que, em setembro, houve retração de 0,6% na atividade varejista no País em comparação com o mês anterior, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com setembro de 2015, houve retração de 6,3% na movimentação dos consumidores nas lojas. No acumulado do ano, o comércio varejista registra queda de 7,7% perante o mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, crédito caro e escasso aliado à perda da renda ocasionada pela alta do desemprego e pela uma inflação que ainda se situa em patamar elevado, tem afugentado os consumidores das lojas, apesar de uma certa recuperação do grau de confiança dos mesmos observada ao longo destes últimos meses.

No mês passado, metade das categorias pesquisadas registrou recuo na atividade varejista. O maior deles ocorreu no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com retração de 1,9%, seguido pelas quedas de 1,5% em combustíveis e lubrificantes e de 1,2% em veículos, motos e peças. O segmento de material de construção registrou estabilidade e, no campo positivo, observamos os avanços de 0,1% em supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e de 0,2% em móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática.

A maior retração do consumidor no período de janeiro a setembro deste ano se deu no segmento de veículos, motos e peças, o qual registrou queda de 14,5% frente ao mesmo período do ano passado. A segunda maior queda foi de 13,5%, observada no movimento dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios.

Houve recuo também significativo, de 12,6%, nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática. Retrações menores ocorreram nas lojas de material de construção (-6,8%) e nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-7,3%). Somente o segmento de combustíveis e lubrificantes se mantém no terreno positivo, com alta de 3,5% em relação período acumulado de janeiro a setembro do ano passado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.