Anatel: ao longo da pandemia, volume de reclamações cresce no Ceará

De acordo com a Agência, de janeiro a junho, foram registradas 37,3 mil reclamações no Estado

Escrito por Redação ,
Legenda: Os serviços móveis pessoal nas modalidades pós-pago e pré-pago móvel foram os que apresentaram maiores índice de reclamações no período
Foto: Arquivo Diário do Nordeste

Com mais tempo em casa devido ao decreto de isolamento social publicado em março, o cearense passou a usar mais os serviços de telecomunicações (internet fixa e móvel e TV a cabo), seja para entretenimento ou trabalho home office, e a satisfação com eles não foi das maiores.O número de reclamações contabilizado somente pela Agência Nacional de Telecomunicações, sem contar o de órgão de defesa do consumidor, apresentou 37,7 mil no primeiro semestre deste ano

Abril, maio e junho foram os meses em que mais cresceu a insatisfação dos usuários com os serviços prestados pelas empresas no Ceará, de acordo com o levantamento divulgado ontem (4). Comparado aos primeiros seis meses de 2019, o volume de queixas feitas à Anatel cresceu 1,10%

Os serviços móveis pessoal nas modalidades pós-pago e pré-pago móvel foram os que apresentaram maiores índice de reclamações no período, de 9.485 mil e 7.388 mil queixas, respectivamente. Os serviços de comunicação e multimídia também tiveram um grande índice de reclamações, de  7.228 mil. Logo em seguida está os serviço telefônico fixo, com 3.834 registros. 

No semestre, os meses que apresentaram menor índice de reclamações foram fevereiro (5.426) e março (5.870).  Veja o número de reclamações:

  • Janeiro:  6.430
  • Fevereiro: 5.426
  • Março: 5.870
  • Abril: 6.315
  • Maio: 6.901
  • Junho: 6.365

Entre as operadoras, a Tim foi a que registrou maior índices de reclamações no semestre, com 9.179 queixas. Logo em seguida estão: Oi (8.997), Claro (7.485), Vivo (5.501), Outros ( 4.032), Sky (1.622) e Brisanet (375). 

Como reclamar

Segundo a Agência, os consumidores podem registrar reclamações contra prestadoras no site anatel.gov.br; do aplicativo para celulares Anatel Consumidor e da Central de Atendimento Telefônico, que atende gratuitamente de 8h às 20h nos dias úteis, no número 1331.

 

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