Os trabalhadores que aderiram ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), em 2021, devem declarar as quantias recebidas no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022.
O benefício foi criado em 2020 como forma de preservar os empregos possibilitando a redução de jornadas e salários ou a suspensão do contrato, com parte das remunerações sendo paga pelo Governo Federal.
Na sua reedição, em 2021, o programa chegou a quase 2,6 milhões de trabalhadores, que agora terão que informar esses valores à Receita.
Como declarar o BEm no Imposto de Renda?
O trabalhador que foi contemplado com o BEm deve informar o total recebido, informando como fonte pagadora o CNPJ nº 00.394.460/0572-59, do Ministério da Economia. Ou seja, a fonte pagadora é o governo, e não a empresa.
No local onde está escrito "Nome da fonte pagadora", o contribuinte deve escrever: "Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda". Depois disso, é só informar o valor recebido e clicar em "OK".
Qual CNPJ deve ser informado?
Neste caso, o trabalhador deve informar o CNPJ 00.394.460/0572-59, do Ministério da Economia/Benefício Emergencial de Proteção do Emprego e da Renda.
Quanto aos valores recebidos pela empresa que emprega o trabalhador, o CNPJ da empresa é o que deve constar como fonte pagadora. Vale lembrar que o recomendado é que seja informado na descrição "ajuda compensatória".
Como saber quanto o trabalhador recebeu de BEm?
O contribuinte deve acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível nas principais lojas virtuais para celulares e tablets e no site do governo.
Para acessar os valores via aplicativo:
- Baixe o aplicativo "Carteira de Trabalho Digital" na loja virtual do dispositivo;
- Abra o aplicativo e entre com sua conta de cadastro na plataforma gov.br;
- Em seguida, o contribuinte será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua vida laboral e previdenciária para que o governo confirme que é realmente você;
- Depois, o contribuinte deverá selecionar a opção "Benefícios" na barra inferior;
- Clique em "Consultar" na opção escrita "Benefício Emergencial" para visualizar os valores.
Já na versão web, assim que entrar no sistema, aparecerá uma opção na cor azul escrita "Beneficio Emergencial". O contribuinte deverá clicá-la e depois selecionar "Meus Benefícios" para ver quanto foi recebido.