A Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) Jovem irá realizar nesta quinta-feira (4), o Dia Livre de Impostos, que promove o abatimento do valor dos impostos sobre os produtos adquiridos pelos consumidores. Com a iniciativa, os descontos podem chegar até 70%. Neste ano, a campanha acontecerá apenas no varejo online, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com Cabral Neto, presidente da CDL Jovem, a ação, neste ano se baseia em três grandes pilares: a conscientização do consumidor, a iniciativa de vendas para aquecer o mercado e a ação de transformação digital do lojista.
"A gente paga muito imposto. São 153 dias de trabalho só para pagar imposto, então a gente sempre tem que refletir. Esse momento é um que a gente pode reunir esses três pilares", pontua.
O advogado e especialista no tema, Alexandre Linhares, pontua que mesmo com a retirada do valor dos impostos, os lojistas irão arcar com a quantia que seria paga pelo consumidor. "Esse valor que vai ser retirado do preço dos produtos será suportado pelo próprio lojista. O produto vai ser comercializado sem o preço daquele tributo, para que o consumidor perceba o peso disso sobre a mercadoria", comenta.
Além disso, ele explica que cerca de 50% no nosso consumo incide em tributos, a depender do produto. "Quando você vai fazer uma comparação, com uma cesta básica, por exemplo, ela tem que ter a menor carga tributária em relação a outros produtos que não são tão essenciais. Se você for ao mercantil, e pagar por cinco carrinhos (de compras), um deles incide só sobre a carga tributária. Se você for abastecer o tanque do seu carro duas vezes, um desses abastecimentos equivale a pagar os tributos", explica.
Vendas
O presidente da instituição acredita que, neste ano, as vendas do Dia Livre de Impostos renderão bons resultados. No entanto, ele analisa que não será possível calcular o crescimento em relação à 2019, quando as vendas aconteceram no varejo físico, em que obteve um avanço de 54% se comparado a um dia normal de vendas.
"A gente acredita que neste ano as vendas sejam mais alavancadas, pois os consumidores vão querer pagar menos e isso pode gerar um crescimento", comenta.
Além das vendas, Cabral analisa que neste momento de pandemia, os lojistas tiveram que se reinventar para atender a demanda da população e seus novos hábitos de consumo.
Apesar da mobilização, nem todos os itens das lojas que aderiram à ação estarão com descontos. E os lojistas que queiram participar da promoção precisam fazer a inscrição no endereço www.dialivredeimpostos.com.br.
Veja as lojas participantes:
- ACAL HOME CENTER
- AGROPECUARIA OLIVEIRA
- ALIANÇA DE OURO
- ALL DAY BEACH
- AMERICAN NEWS
- BAN BAN CALÇADOS
- CAFÉ CULTIVE
- CASA DOS RELOJOEIROS
- COLCHILAR
- COMERCIAL DE GÁS PRINCESINHA DO LITORAL
- CONSTRUTOP
- DOR´S BURGER
- E-DEAS
- ENXUTA
- ESTILO +
- EURO
- FERROVIA
- FLORA LINDA
- FLORA MINHA
- GESTACION
- GRANO LEVE
- HEELS
- IPANEMA COMUNICAÇÃO
- J. MARTINS PERFUMES
- KENNE
- LAIKA PRESENTES E PAPELARIA
- LBM MOVEIS
- LIEBE LINGERIE
- LINDONA
- MANIX
- MARIAH BRASIL
- MILON
- MR. CAT
- ÓPTICAS LEGANCE
- ÓTICAS VISÃO
- PILOTO ELETROMOTOS
- Quiosque Loreal Redken e Kerastase
- REFIL
- SANDELLY
- SMOO JUICE BAR
- SPETACULARE ÓTICA
- TONYS MAN
- TRAKKAI EQUIPAMENTOS
- VITORINO TURISMO
- YES COMESTICS
- ZADRE