Ceará terá corredores de recarga para carros elétricos entre Guaramiranga, Jericoacoara e Cariri 

Primeiros postos de carregamento devem ficar prontos em 2025

Escrito por
Ingrid Coelho e Mariana Lemos producaodiario@svm.com.br

Os primeiros corredores de recarga para carros eletrificados no Ceará, projetados pela Enel Distribuição Ceará, devem ficar prontos em 2025. Entre as regiões que devem receber os postos, estão Jericoacoara, a Serra de Guaramiranga e o Cariri.  

A informação foi divulgada pelo presidente da Enel Ceará nesta sexta-feira (13), José Nunes, durante evento na Federação das Indústrias do Estado (Fiec).

José Nunes afirmou que a empresa ainda está formatando o projeto dos corredores verdes, que devem abranger 'diversas regiões' do Ceará. 

Um dos trechos que já havia sido divulgado pelo Diário do Nordeste é o de Jericoacoara. O trecho entre Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara deve ter cerca de dez carregadores. Outros corredores devem ser instalados na região serrana e no Cariri. 

Infraestrutura

A ideia é que as cidades fora da Região Metropolitana tenham infraestrutura adequada para o carregamento de veículos eletrificados - 100% elétricos ou híbridos. 

“Como nós estamos formatando vários trechos, alguns desses trechos sem dúvida que ficarão prontos em 2025, serão mais curtos. Mas a ideia é dar uma certa capilaridade a esse tema do abastecimento de veículos elétricos”, disse. 

O valor a ser investido não foi revelado. A empresa procura firmar parcerias e está em busca do apoio do governo estadual no projeto.

“Nós tivemos, inicialmente, uma parceria com o sindicato dos postos, que entendemos que poderá ser um parceiro importante. E levaremos também ao Estado a iniciativa para termos a parceria do Estado”, explicou.