Brasília. O aumento no número de visitantes estrangeiros no Brasil impactou na receita gerada pelo turismo internacional no País, de janeiro a junho, registrando alta de 5,94% na comparação com o primeiro semestre de 2017. Em visita a destinos brasileiros no período, esses viajantes deixaram US$ 3,24 bilhões, US$ 180 milhões a mais que nos primeiros seis meses do ano passado (US$ 3,06 bi). Os dados são do Banco Central do Brasil e foram divulgados pelo Ministério do Turismo.
"Os dados reforçam que o turismo é um vetor da economia e como tal deve ser tratado", comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. A variação positiva acompanha a alta na chegada de turistas internacionais no período. A entrada de turistas estrangeiros no Brasil aumentou 8% no primeiro semestre deste ano em comparação com os primeiros seis meses de 2017. Foram 3,15 milhões de visitantes internacionais, segundo números preliminares divulgados pelo Ministério do Turismo com base nos dados da Polícia Federal.
Cinco dos seis primeiros meses do ano tiveram receita superior à do ano passado: janeiro (+17,8%), fevereiro (14,2%), abril (19,6%), maio (2,3%) e junho (0,5%).
Já a despesa cambial turística, valor gasto pelos brasileiros no exterior, caiu em junho. Passou de US$ 1,51 bilhão (2017) para US$ 1,49 bilhão, o que corresponde a -1,5%.
No acumulado do ano, no entanto, a despesa cambial foi de US$ 9,57 bilhões, 8,72% superior ao verificado em igual período de 2017 (US$ 8,81 bilhões).
Apenas em junho, a receita cambial referente aos gastos de turistas estrangeiros no Brasil foi de US$ 379 milhões, correspondendo a um percentual de 0,52% superior a junho do ano passado, quando a receita foi de US$ 377 milhões.
Importância
Os resultados demonstram a importância de mais investimentos para o setor no Brasil. O mercado de turismo internacional é altamente competitivo e já faz parte de uma das principais fontes arrecadadores de alguns países do mundo.
Na Espanha, em 2017, o turismo contribuiu com 14,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Um relatório do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) aponta que a evolução se deve às boas ligações de transporte, qualidade da oferta, experiência e colaboração entre as administrações públicas e as empresas privadas do país.
No Brasil, recentemente, a Embratur e o Ministério do Turismo uniram forças na promoção do turismo internacional e lançaram a campanha #FelizesPorNatureza, que impactou mais de 300 milhões de pessoas durante a Copa do Mundo na Rússia. No ano passado, 23 milhões de russos viajaram para outros países, e apenas 19 mil escolheram destinos brasileiros.