Aeroporto: Tráfego de passageiros aumenta 75,7% em junho na comparação com maio

No entanto, devido à covid-19, movimento caiu mais de 90% em relação a igual período de 2019

Escrito por Redação , negocios@svm.com.br
Legenda: Número de operações é maior em julho na comparação com junho deste ano
Foto: Foto: Camila Lima

O tráfego de passageiros no Aeroporto Internacional de Fortaleza aumentou 75,7% em junho na comparação com maio deste ano. No mês passado, passaram pelo terminal mais de 50,1 mil pessoas, enquanto que em maio, foram 28,5 mil viajantes. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (13) pela Fraport AG. 

O resultado de junho, no entanto, ainda é 90,3% menor na comparação com igual período de 2019, quando pelo aeroporto passaram 516,6 mil passageiros. A retração do tráfego é consequência direta da pandemia da covid-19, que obrigou a redução de voos em todo o País, desde março deste ano. 

No primeiro semestre de 2020, o Aeroporto de Fortaleza movimentou pouco mais de 1,7 milhão de viajantes, enquanto que em igual período de 2020, foram mais de 3,4 milhões de passageiros. 

Apesar de lenta, a recuperação no número de passageiros já é notável no terminal. Segundo a Fraport Brasil, subsidiária da Fraport AG, neste mês de julho são esperados em média 31 voos por dia (pousos e decolagens), enquanto que em junho foram 19 voos diariamente.

Embora crescente, a operação ainda está muito distante dos 182 voos por dia que o terminal registrou em julho do ano passado. Em nota, a companhia informou que não tem expectativa para a quantidade de operações em agosto. 

Projeção

Além disso, a Fraport Brasil informou que a movimentação só deverá retornar ao patamar pré-crise a partir de 2023.

"Ainda não temos a expectativa de voos para agosto. As companhias aéreas nos reportarão esta previsão no decorrer do mês de julho. Estamos confiantes em uma retomada lenta, mas gradual, da movimentação doméstica, no entanto, voltar ao patamar de movimentação que tínhamos antes da Covid-19, provavelmente só acontecerá em 2023/2024. A perspectiva é que voos internacionais demorem mais a acontecer devido à proibição da entrada de estrangeiros nos países", disse a empresa em nota. 

A movimentação de cargas no Aeroporto de Fortaleza teve redução de mais de 77,6% em junho na comparação com igual período de 2019. No acumulado do ano, a retração foi de 27,6% em relação ao primeiro semestre do ano passado. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados