Acquario pode começar em maio

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Consulado norte-americano celebra o investimento dos EUA no Acquario e prevê relações estreitas com o Ceará

Às vésperas da conclusão do processo licitatório do Acquario do Ceará, que deve se dar até o fim de abril, o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, recebeu a visita do cônsul norte-americano Christopher Del Corso. O principal assunto tratado, segundo o secretário, foi o investimento de US$ 120 milhões, oriundo do Ex-Im Bank (Export-Import Bank of the United States), para realização das obras civis, aquisição de bens e equipamentos e gestão do Acquario.

Pela quinta vez no Ceará, o cônsul celebrou a autorização e o aval do investimento pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), do Ministério do Planejamento, ocorrida na última semana.

"O Acquario é muito importante para nós. É um projeto de primeiro mundo que irá atrair turistas do Brasil inteiro e até turistas internacionais", previu.

Além do dinheiro aplicado pelo banco internacional, haverá um investimento de US$ 45 milhões provenientes do Governo do Estado.

O início das obras da primeira etapa da estrutura deverá ter início no próximo mês, com orçamento calculado da ordem de U$ 24,6 milhões.

Relações estreitadas

De acordo com Del Corso, a embaixada estadunidense no Brasil pretende aprofundar ainda mais as relação com o Estado. "Temos um relacionamento especial com o Ceará e queremos manter esse intercâmbio", disse o representante dos EUA.

Na opinião do cônsul, o turismo cearense tem um potencial imenso. Ele destacou a importância da troca de ideias sobre o setor. "Temos muito o que aprender com o Turismo do Ceará", elogiou.

Ainda sobre as relações diplomáticas, Del Corso citou o projeto que poderá ampliar o visto norte-americano de 5 para 10 anos como mais uma iniciativa de aproximação dos dois povos.

Sem novos consulados

No entanto, o cônsul revelou que a embaixada americana não tem a intenção - pelo menos momentaneamente - de instalar um consulado no Ceará. "Infelizmente, ficaremos apenas com os atuais. É uma pena, porque temos apenas três [consulados] aqui no Brasil, enquanto o Brasil tem oito nos Estados Unidos", lamentou. Além da embaixada em Brasília, os EUA possuem consulados em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.