90 dias decisivos às obras do aeroporto

Esse é o prazo que a Infraero tem para analisar os documentos contábeis, jurídicos e avaliar a capacidade técnica da empresa Sial Construções Civis

Escrito por Carlos Eugênio ,

Os próximos 90 dias serão decisivos para a retomada das obras de reforma e construção do Aeroporto Internacional Pinto Martins, paralisadas desde maio do ano passado. Esse é o prazo que a comissão de licitação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero) tem para analisar os documentos contábeis, jurídicos e avaliar a capacidade técnica da empresa Sial Construções Civis para realização do empreendimento.

A empresa foi a classificada na primeira etapa do processo licitatório, ao apresentar o menor preço, R$ 371 milhões, para realização das obras, dentre nove empresas que deram lances financeiros na tomada de preços do certame, ocorrida na tarde da última quarta-feira. No total, 11 construtoras participaram da concorrência pública, mas duas não apresentaram propostas.

Kow how

“Estamos muito satisfeitos com o resultado da licitação. Essa é uma das obras prioritárias da Infraero”, revelou na manhã de hoje, o superintende da Infraero no Ceará, Oziel Vieira. “A comissão de licitação tem 90 dias para avaliar a capacidade técnica e aprovar ou não a empresa. Mas espero que a análise seja concluída antes”, destacou Vieira, em entrevista ao jornalista José Maria Melo.

Segundo Vieira, “eles (a Sial Construçirões) já têm “know How” em obras aeroportuárias”. Conforme disse, a empresa foi a responsável pela construção dos aeroportos de Curitiba, de Florianópolis, Blumenau e Joenville, em Santa Catarina, e está em negociação com a Infraero para construção do aeródromo de Macaé, no Rio de Janeiro.

Diante do novo cenário, o superintendente da Infraero acredita que a obra será iniciadas nos próximos 100 dias, devendo estar concluída em um prazo de 1.500 dias, ou quatro anos e dois meses. Seguindo os cálculos de Vieira e, se tudo transcorrer normalmente, a obra será concluída no fim de 2020.

 

Veja a entrevista 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.