70,1% estão com algum tipo de dívida em Fortaleza

Os problemas financeiros afetam mais as mulheres, os consumidores do grupo com idade entre 25 e 34 anos e com renda familiar inferior a cinco salários mínimos

Escrito por Redação ,

No mês de setembro, 70,1% dos consumidores de Fortaleza possuem algum tipo de dívida, como mostra a  Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). O resultado apresenta crescimento de 0,7 pontos percentuais com relação ao mês de agosto passado, quando o índice alcançou 69,4%.

Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (23,8%), os consumidores do grupo com idade entre 25 e 34 anos (27,3%) e com renda familiar inferior a cinco salários mínimos (22,9%). A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve queda de 0,1 ponto percentual, indo de 21,6%, em agosto, para 21,5% neste mês.

O tempo médio de atraso das dívidas é de 67 dias e a principal justificativa para o não pagamento das é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 61,4% dos consumidores. 

Em Fortaleza 70,1% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: cartões de crédito, citados por 81,7% dos entrevistados; o financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 15,8%; os empréstimos pessoais, com 8,9%; e os carnês e crediários (7,1%).

O consumidor utilizou o crédito para a compra de itens de alimentação (50,3% das respostas), artigos de vestuário (38,1%), eletroeletrônicos (33,7%), e realização de despesas de educação e saúde (29,4%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.