49% aceitam cartão de crédito oferecidos por lojas ou outras instituições

No caso do cheque especial, o percentual sobe um pouco mais para 50,3%

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

"Bom dia, já possui o cartão da loja?". Não é difícil entrar em um estabelecimento e ouvir a pergunta e, pelo que aponta uma pesquisa realizada em todos os Estados e no Distrito Federal pelo Serviço de proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quase metade aceita a oferta.

Segundo o levantamento, 49% dos usuários de cartões de crédito e de cartões de loja adquiriram essa ferramenta não por iniciativa própria, mas por serem abordados por uma instituição ou estabelecimento comercial. No caso do cheque especial, o percentual sobe um pouco mais para 50,3%.

Uma parte considerável de entrevistados efetivou a contratação do serviço sem se atentar às suas condições financeiras. Dentre todos os tipos de créditos investigados, o cheque especial e o cartão de loja foram as modalidades em que os entrevistados menos analisaram as tarifas e juros cobrados, quando comparado a média geral: 31,2% e 29,9% dos respectivos usuários não deram a atenção devida a esses pontos. No caso do cartão de crédito, 26,9% foram negligentes na hora de avaliar essas condições.

Empréstimo pessoal em bancos (55,0%), crediário (58,5%), financiamento (65,7%) e empréstimo consignado (55,2%) são as únicas modalidades de crédito em que a maioria de seus usuários tiveram a iniciativa própria de realizar a contratação, em vez de serem abordados.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a facilidade na obtenção de crédito pode esconder armadilhas que tornam as dívidas ainda maiores quando há atrasos, prejudicando a saúde financeira do consumidor. “A facilidade de crédito pode acabar estimulando vontades até então inexistentes, o que acaba servindo como primeiro passo para gastos impensados e acima dos limites do orçamento. O cartão de crédito, por exemplo, é uma excelente ferramenta para organização financeira, mas se não for utilizada racionalmente, pode dar a falsa impressão de que sempre haverá dinheiro sobrando para ser gasto”, explica.

Inadimplência

A pesquisa aponta também que a modalidade de crédito que mais leva os consumidores a ficarem inadimplentes é o cartão de crédito. Entre aqueles que têm essa forma de pagamento, 38,7% foram negativados justamente por terem atrasado a fatura do cartão. O crediário levou 32,7% dos seus usuários à inadimplência.

Em seguida aparecem o empréstimo pessoal em bancos (28,1%), cheque especial (25,8%) e cartão de loja (25,7%). Completam o ranking, o empréstimo pessoal em financeiras (24,9%), os financiamentos (17,0%) e o empréstimo consignado (11,2%), este último, descontado direto da folha de pagamento.

“O consumidor deve desconfiar de todas as formas fáceis de crédito, pois quanto mais fácil for o acesso, mais altos tendem a ser os juros cobrados nas operações. A princípio tudo parece simples e sem custo, mas uma hora a conta chega para pagar e é preciso ter isso em mente”, explica o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

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