475 localidades do Ceará terão 3G da Vivo

Operadora promete cobertura após desoneração de ICMS prometida pelo governo estadual. Até o fim do ano, a meta é chegar a 40 distritos nos quais o serviço ainda não são ofertados

Escrito por Armando de Oliveira Lima ,

Localidades do Ceará que ainda não tiveram antenas para a emissão do sinal de telefonia móvel 3G passarão a contar com o serviço, a partir de parceria do governo estadual com a Vivo. De início, a promessa é que o sinal chegue a 40 distritos até o fim do ano e, em 2016, chegue a 475 distritos.

A parceria entre o poder público e a operadora se deu após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) do decreto 31,499, de março de 2014, que estabelece incidência diferenciada de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para a tele interessada em prover o serviço 3G em partes ainda não atendidas do Ceará.

Crescimento financeiro

Detentora de 5% da participação no mercado de telefonia móvel do Ceará, a Vivo foi a que mais investiu nos leilões de 4G. Ao anunciar a parceria, o diretor regional Nordeste da operadora, Marcelo Tanner, ressalta a transformação econômica propiciada a partir da internet móvel. “O comércio tem a possibilidade de fazer vendas com cartão de crédito, a prazo, e isso ocasiona  um impacto positivo na renda da população, gerando, inclusive, mais empregos”, destaca.

"A empresa (a Vivo) apresentou o projeto que melhor se encaixou quanto aos aspectos técnicos e operacionais", afirma nota da Secretaria de Infraestrutura - responsável pelo acompanhamento do serviço e que promete também "companhar todo o processo, mediante vistoria técnica, análise do valor do investimento, das especificações técnicas e da compatibilidade dos equipamentos instalados"

Cronograma

De acordo com o planejado entre a tele e a pasta, "outros 45 distritos terão a nova tecnologia até o dia 28 de fevereiro de 2015". A instalação dos equipamentos devem seguir ainda até novembro de 2016, período no qual espera-se chegar o 3G da Vivo - em parceria com o governo - aos 475 distritos espalhados por 145 cidades cearenses.

Confira todas as localidades contempladas no site do DOE.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.