Trump testa positivo para a Covid-19 e entra em quarentena

Presidente é surpreendido pelo contágio em momento dramático da campanha da reeleição

Escrito por AFP ,
Legenda: Trump faz regularmente testes para detectar Covid-19

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, em rede social, que ele e a primeira-dama Melania Trump contraíram a Covid-19 e que vão iniciar uma quarentena e o processo imediato de recuperação. 

A notícia vem após um momento dramático de sua campanha à reeleição, a repercussão negativa de seu comportamento no primeiro debate de TV com o democrata Joe Biden. Trump não consegue superar o rival nas pesquisas, a menos de cinco semanas da eleição em 3 de novembro.

Como Trump e a mulher pegaram o coronavírus? A suspeita recai sobre uma conselheira.

"Ela testou positivo", declarou Trump à emissora Fox News, confirmando informações dadas pela imprensa sobre Hope Hicks, uma das conselheiras do presidente e que costuma viajar com o mandatário.

"Eu acabei de fazer um teste e veremos o que acontece", completou Trump, confirmando que a primeira-dama Melania também se submeteu ao teste de detecção do coronavírus.

"Eu terei os resultados esta noite ou amanhã pela manhã, mas sabem que eu passo muito tempo com Hope, assim como a primeira-dama", continuou Trump,  antes de receber o teste positivo para a grave doença respiratória e vascular.

Hope Hicks estava a bordo do avião presidencial com Trump quando o presidente viajou a Cleveland, na terça-feira, para participar de um debate com o candidato democrata Joe Biden.

A assessora também viajou na quarta-feira com Trump rumo a Minnesota para um comício de campanha.

O presidente se submete regularmente a testes de covid-19, tem sua gestão da pandemia questionada e sofre críticas por ter os EUA em primeiro no ranking de casos e óbitos pela doença descoberta na China no final de 2019. A crise econômica que assola os EUA, com desemprego recorde e prejuízos bilionários dos conglomerados americanos, se instalou e tirou um dos poucos trunfos do republicano (o menor desemprego em 50 anos, antes da pandemia) na corrida presidencial.