Trump defende John Wayne após pedido para renomear aeroporto por racismo

Falecido astro de Hollywood dizia que acreditava na supremacia branca

Escrito por AFP ,
Legenda: Estátua de John Wayne na entrada do aeroporto que leva o nome do astro de Hollywood
Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta segunda-feira (29) seu ídolo, o falecido astro de Hollywood, John Wayne, depois que os líderes democratas na Califórnia exigiram que o nome do ator fosse removido de um aeroporto local por posicionamentos "racistas" expressos por ele no passado.  

O protagonista de filmes como "Nos Tempos das Diligências" e "Rio Bravo" apresentou "posicionamentos de supremacia branca, anti-LGBT e anti-indígena", disse o Partido Democrata do Condado de Orange, em uma resolução aprovada na última sexta.

Os democratas se referem a uma entrevista do ator à revista Playboy, em 1971, na qual Wayne disse: "Acredito na supremacia branca", e "não me sinto culpado pelo fato de cinco ou dez gerações atrás dessas pessoas terem sido escravas". 

Legenda: Donald Trump se opõe a mudar o nome do aeroporto
Foto: AFP

"O Partido Democrata do Condado de Orange condena as declarações racistas e preconceituosas de John Wayne e pede que o nome e a imagem de John Wayne sejam removidos do aeroporto de Orange County", diz a resolução. 

O pedido ocorre no momento em que em todo país estátuas e monumentos históricos estão sendo removidos por causa do longo legado de racismo, principalmente após a morte de George Floyd, um homem negro que faleceu sufocado por um policial no último mês, que culminou em manifestações por todo o país. 

"Agora, democratas inúteis querem remover o nome de John Wayne de um aeroporto. Estupidez inacreditável!", disse o presidente americano. 

Legenda: John Wayne morreu de câncer no estômago, aos 72 anos, em 1979
Foto: Reprodução

Trump afirmou ser um "fã de longa data de Wayne", aparecendo ao lado da filha do ator, Aissa, no memorial de Wayne em Iowa durante a campanha presidencial de 2016. 

A família de Wayne argumenta que essa entrevista com a Playboy não o representa. 

"Seria uma injustiça julgar alguém com base em uma entrevista que está sendo usada fora de contexto", defendeu Ethan, filho de Wayne, ao falar sobre esse assunto com a CNN no ano passado.

"Eles estão tentando contradizer como ele viveu sua vida, e como ele viveu sua vida era quem ele era", acrescentou o filho do ator. 

Wayne protagonizou mais de 150 filmes em cinco décadas. Ele foi indicado a três Oscars, ganhando o prêmio de Melhor Ator por "Bravura Indômita", em 1969.

Os democratas argumentam que a população de Orange County, perto de Los Angeles, é muito mais diversificada hoje do que em 1979, ano em que Wayne morreu e quando o aeroporto recebeu seu nome em sua homenagem. 

Eles pediram para mudar o nome para "Orange County Airport".