Rohani: 'Vitória' da Revolução Islâmica é 'insuportável' para os Estados Unidos

As tensões entre os dois países inimigos aumentaram desde que Washington abandonou de forma unilateral, em 2018, o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano

Escrito por AFP ,
Legenda: Hassan Rohani
Foto: AFP

O presidente iraniano, Hassan Rohani, declarou nesta terça-feira (11) que os Estados Unidos não suportam a ideia de que a República Islâmica, nascida em 1979, ainda continue existindo.

"É insuportável para os Estados Unidos aceitarem a vitória de uma grande nação e o fato de que uma superpotência tenha sido expulsa desta terra", disse Rohani, durante as celebrações que marcaram o 41º aniversário da instauração da República Islâmica, após a saída do xá Mohamad Reza Pahlavi.

"É natural que eles tenham sonhado durante 41 anos com voltar para esta terra, mas sabem que somos um dos países mais poderosos" do Oriente Médio, acrescentou.

Irã e Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas desde 1980. As tensões entre os dois países inimigos aumentaram desde que Washington abandonou de forma unilateral, em 2018, o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano.

O pacto foi assinado em 2015 por Irã e China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha.

"Durante os últimos anos, a América fez uma enorme pressão sobre nosso querido povo, fundamentalmente sobre nosso sistema comercial, sobre nossas importações e nossas necessidades, para esgotar a paciência da nossa gente", disse Rohani.

"Os americanos não entenderam a grandeza do povo iraniano. Os Estados Unidos acham que enfrentam uma civilização que tem 41 anos, e não. Enfrentam milhares de anos de civilização iraniana", completou.