Nasa confirma existência de água no lado iluminado da Lua

Ainda não se sabe se a água é potável e se ela poderá ser usada como um recurso natural, como acontece na Terra

Escrito por Redação ,
Legenda: Nasa confirmou a existência de água na parte iluminada da Lua.
Foto: Nasa

A agência espacial Nasa divulgou, nesta segunda-feira (26), que foi encontrada água na superfície lunar que é iluminada pelo Sol.  Ainda não se sabe se a água é potável e se ela poderá ser usada como um recurso natural, como acontece com a água da Terra. 

>> Nasa nomeia uma mulher para dirigir voos tripulados

>> Meteoro de grandes proporções cai no Rio Grande do Sul

>> Robô será lançado para Marte; amostras só chegam à Terra em 2031

A agência espacial destaca que foram detectadas moléculas de H2O (água), mas não se sabe em qual estado. "Muitas pessoas pensam que a detecção que fiz é água em forma de gelo, o que não é verdade. São apenas as moléculas de água – porque estão tão espalhadas que não interagem umas com as outras para formar gelo ou estar na forma líquida", disse Casey Honniball, autora do estudo da Nasa.

A água foi encontrada em uma das crateras lunares que pode ser vista da Terra, na parte Sul do satélite. As duas principais suposições da Nasa são a de que a água foi criada por conta de impactos causados por meteoritos ou pela interação energética de partículas que foram ejetadas do Sol.

"A nova descoberta contribui com os nossos esforços de aprender mais sobre o satélite da Terra e apoia a exploração espacial", afirmou a Nasa. A agência também contou que a existência de água na Lua pode ajudar os astronautas em suas viagens, uma vez que pode facilitar o consumo, e até mesmo oferecer o oxigênio necessário para uma colônia lunar.