Indonésia suspende alerta de tsunami após forte terremoto

O epicentro do terremoto de magnitude 6,8 foi a 147 km de Labuan (sudoeste da ilha de Java)

Escrito por AFP ,
Legenda: População foi evacuada para abrigos em região mais alta por conta de alerta de Tsunami
Foto: AFP

A Agência Indonésia de Meteorologia, Climatologia e Geofísica suspendeu o alerta de tsunami após o terremoto de magnitude 7,4 ocorrido na sexta-feira na província de Banten.

"O alerta de tsunami devido ao terremoto de magnitude 7,4 em 2 de agosto de 2019 às 7:03 da tarde no horário da Indonésia Ocidental acabou", disse a agência em seu site.

A agência havia imposto o status de alerta máximo em Java e Sumatra ao risco iminente de tsunami, que era esperada entre meio metro e três metros.

O terremoto de magnitude 6,8 foi a 147 km de Labuan (sudoeste da ilha de Java), a uma profundidade de 42 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). 

A agência indonésia inicialmente indicou se tratar de um terremoto de magnitude 7,4 a uma profundidade de 10 quilômetros, o que poderia gerar um tsunami. 

Moradores de Jacarta deixaram suas casas quando os prédios da capital tremeram pela força do terremoto.

A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas e ilhotas que se formou pela convergência de três grandes placas tectônicas (indo-pacífica, australiana e euroasiática), está localizada no Cinturão de Fogo do Pacífico, uma área de forte atividade sísmica.

No ano passado, um terremoto de 7,5 seguido de um tsunami em Palu nas Celebes deixou mais de 2.200 mortos e milhares de desaparecidos. 

Em 26 de dezembro de 2004, um violento terremoto de magnitude 9,1 atingiu a província de Aceh, no extremo oeste do arquipélago indonésio, e causou um tsunami em todo o Pacífico, que deixou mais de 170 mil mortos.