Governo grego decide fechar os três maiores campos de imigrantes

Superlotados, os campos de imigrantes nas ilhas de Lesbos, Samos e Chios, no Mar Egeu, serão substituídos por estruturas fechadas de 5.000 vagas cada

Escrito por Redação , mundo@verdesmares.com.br
Legenda: Criança afegã brinca em barraca da família, em campo de refugiados em Atenas
Foto: Foto: AFP

O governo grego anunciou, ontem, que irá fechar seus três maiores e mais insalubres acampamentos de migrantes, que serão substituídos por estruturas fechadas, triplicando a capacidade de acolhimento nas ilhas de Lesbos, Samos e Chios. "Descongestionar as ilhas é a prioridade neste momento", disse o coordenador especial do governo para os migrantes, Alkiviadis Stefanis.

Quatro anos após o auge da crise migratória, em 2015, a Grécia voltou a se tornar, neste ano, a principal porta de entrada para os solicitantes de asilo na Europa. Mais de 37 mil pessoas se encontram nos acampamentos de Lesbos, Samos, Chios, Leros e Kos, que têm capacidade para 6,2 mil refugiados. Os mais afetados pela chegada de novos migrantes, os acampamentos de Lesbos, Samos e Chios, estendem-se pelas colinas vizinhas, abrigando em condições miseráveis mais de 27 mil migrantes.

Estes três acampamentos serão fechados em data não especificada. Para substituí-los, serão construídos centros de retenção de 5 mil lugares cada nas três ilhas, próximas da Turquia. Os solicitantes de asilo terão de ficar nos centros até que sua situação seja estudada e seu traslado ou retorno à Turquia, decidido.