Gangue de mascarados ameaça imigrantes em Estocolmo

O incidente mostra como tem aumentado a tensão a respeito do tema imigração na Suécia, um país de 10 milhões de pessoas que recebeu 163 mil refugiados no último ano

Escrito por Reuters ,

Uma gangue de homens mascarados e vestidos de preto causou tumulto nas ruas de Estocolmo na sexta-feira (29) à noite, entregando panfletos que traziam "um manifesto" com ameaças de ataque a jovens imigrantes, com a polícia informando neste sábado que duas prisões já foram efetuadas.

O incidente mostra como tem aumentado a tensão a respeito do tema imigração na Suécia, um país de 10 milhões de pessoas que recebeu 163 mil refugiados no último ano. E também ocorre dias depois de uma mulher de 22 anos ser esfaqueada até a morte em um centro de menores refugiados no sudoeste do país. 

A polícia afirmou em comunicado que um homem foi preso por efetuar socos no rosto de um policial à paisana, e um outro foi detido por portar um soco inglês de bronze, mas não ficou claro se houve ataques contra imigrantes. 

Jornais suecos afirmaram que, de acordo com testemunhas, várias pessoas foram atacadas pelos homens que podem ser pertencentes a "firmas", como são chamadas as torcidas organizadas dos times de futebol local, formadas por hooligans.

Os folhetos entregues na sexta à noite, que foram confirmados pela polícia como sendo os mesmos que foram postados em mídias sociais pelo país, traziam a seguinte mensagem: "Quando as ruas suecas não são mais seguras para os suecos normais, é o nosso DEVER consertar o problema.... Hoje, portanto, 200 homens suecos se reúnem para fazer um manifesto contra as 'crianças de rua' do norte da África que estão perambulando pela estação central da capital"

"A polícia já mostrou amplamente que não tem capacidade de reprimí-los e nós agora não vemos outra alternativa que não dar a eles o tratamento que merecem."