Furacão Isaías é rebaixado a tempestade tropical e segue para a Flórida, em meio à pandemia

Segundo a NASA, tempestade deve atrapalhar retorno de dois astronautas a bordo da SpaceX, marcado para a tarde deste domingo (2)

Escrito por AFP ,
fotografia de pessoa observando o mar em Deerfield Beach
Legenda: Neste domingo (2), a tempestade deve alcançar o estado americano
Foto: AFP

Os ventos fortes e as chuvas torrenciais chegaram na Flórida neste domingo (2), à medida em que Isaías se aproxima, rebaixando-se para uma tempestade tropical e da qual não se espera que recupere a força de um furacão antes de atingir o solo, de acordo com os serviços meteorológicos dos Estados Unidos. 

Às 08h00 (09h00 horário de Brasília), Isaías estava a 70 km de West Palm Beach, onde as autoridades emitiram um aviso de evacuação voluntária, com ventos de até 100 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.

Contrário ao previsto, a tempestade não recuperou sua força durante a noite quando entrou em contato com as águas quentes do estreito da Flórida, acrescentou o NHC. "Nenhuma mudança em sua força é esperada para os próximos dias", anunciou a instituição em seu último boletim.

A NASA, que acompanha de perto a evolução da tempestade, afirmou que a mesma poderia prejudicar o retorno de dois astronautas à Terra a bordo da cápsula SpaceX, após dois meses de missão na Estação Espacial Internacional (ISS).

O pouso está previsto para este domingo às 18h41 GMT (15h41 horário de Brasília) no Golfo do México, se as condições meteorológicas permitirem.
 

Um teste em tempos de Covid
O governador republicano da Flórida declarou na sexta-feira o estado de emergência para os condados da costa leste do Estado, de Miami-Dade a Nasáu, e o presidente Donald Trump assinou uma declaração de emergência para facilitar a ajuda federal.

Os moradores da Flórida se apressaram para fazer compras de última hora e alguns comerciantes colocaram tapumes em portas e janelas, apesar de não ser esperado um golpe muito forte por uma população acostumada a ciclones maiores.

"Você sempre tem que se preparar, só para garantir, porque nunca se sabe", disse Jason Woodall, 44 anos, na entrada de uma loja na cidade de Miami. 

Embora seja uma ameaça menor, Isaías é como um teste de como uma emergência deste tipo pode funcionar em meio à crise de coronavírus.

A Flórida registrou no sábado 179 mortos pela doença em um dia, um saldo ligeiramente baixo, após registrar recordes nos dias anteriores.

O estado registra mais de 480.000 casos detectados desde o início da pandemia, à frente de Nova York, que foi o epicentro da epidemia nos Estados Unidos na primavera, e atrás da Califórnia, cuja população é duas vezes maior.

Os centros de testagem para a Covid-19 na Flórida estão fechados desde quinta-feira até que seja seguro reabri-los, já que as estruturas de campanha podem não resistir aos ventos de uma tempestade tropical.

"Quando voltarmos a fazer testes, é provável que iremos observar um novo aumento de casos", declarou o prefeito de Miami, Francis Suarez, à CNN.

Assuntos Relacionados