Furacão Hanna atinge o Texas, um dos estados americanos mais castigados pela Covid-19

Fenômeno leva ventos de até 145 km/h e chuvas fortes para o sul dos EUA

Escrito por AFP ,
Legenda: Fortes ondas são registradas na Ilha do Padre, em Corpus Christi, cidade do Texas, atingida pelo furacão Hanna
Foto: Reprodução

O furacão Hanna atingiu o sul do Texas neste sábado como um ciclone de categoria 1 com ventos de até 145 km por hora, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. 

O primeiro furacão da temporada 2020 no Atlântico eclodiu na Ilha do Padre por volta das 22h GMT (19h, horário de Brasília). 

Os meteorologistas alertaram para fortes chuvas, tempestades e inundações potencialmente perigosas para a população.

As advertências de tempestade foram feitas ao longo da costa do Texas no Golfo. Em Corpus Christi, de 325.000 habitantes, bibliotecas e museus foram fechados, enquanto os moradores se preparam para a tormenta, informou a imprensa local.

Hanna pode causar mais de 450 mm de precipitação neste estado do sul dos EUA, destacou o boletim, que também alerta sobre perigosas inundações repentinas.

O NHC adverte ainda que os estados mexicanos de "Coahuila, Nuevo León e o norte de Tamaulipas" serão afetados pelas chuvas, o que pode causar "inundações repentinas com risco de morte, aumentos repentinos [no volume] em pequenos rios e inundações menores a moderadas de rios no sul do Texas".

O Texas já enfrenta um duro quadro, em meio ao aumento de infecções por Covid-19. As autoridades estaduais anunciaram o uso obrigatório de máscara para conter a disseminação do coronavírus.

No Pacífico, o furacão Douglas se aproxima do Havaí, e a tempestade tropical Gonzalo, no Atlântico, encontrava-se perto das ilhas de Barlovento.

Douglas, que chegou a ser um poderoso furacão de categoria 4, enfraqueceu-se até virar uma tormenta de categoria 2, com ventos de cerca de 170 km/h.

O NHC disse que o Douglas vai continuar perdendo força, à medida que se aproxima do Havaí, "passando perigosamente perto das ilhas, ou sobre elas, na última hora da noite até domingo à noite", o que provocará fortes ventos e ondas altas.

Os alertas foram acionados hoje nos condados do Havaí e de Mauí, assim como em Oahu.

Já Gonzalo atingia com fortes chuvas as Ilhas de Barlovento. A previsão é que perca força e se dissipe até o domingo à noite.