França promete US$ 50 bilhões em ajuda para empresas afetadas por coronavírus

Ministro de Finanças francês, Bruno Le Maire, informou que o país desenvolverá série de ferramentas durante a crise

Escrito por Redação ,

A França prometeu liberar 45 bilhões de euros (US$ 50,2 bilhões) em ajuda imediata para empresas e funcionários prejudicados pelo novo coronavírus, que está desacelerando ou bloqueando grandes partes da economia global.

Em entrevista de rádio, o ministro de Finanças francês, Bruno Le Maire, disse nesta terça-feira (17) que as primeiras projeções são de que a pandemia vai retirar 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2020. O governo planeja apresentar um projeto orçamentário revisado para este ano com a nova projeção ainda hoje, disse o ministro.

"Há uma guerra contra o vírus. Há também uma guerra econômica e financeira. Esta guerra econômica será duradoura e violenta", declarou Le Maire.

O governo francês disse que a ajuda para o setor empresarial envolverá uma série de ferramentas, incluindo a expansão de um esquema de emprego parcial, pelo qual o Estado paga os salários dos funcionários que não são necessários durante a crise.

Le Maire também reiterou na entrevista que a França vai garantir 300 bilhões de euros em empréstimos bancários anuais para pequenas e médias empresas. Fonte: Dow Jones Newswires.

fonte: Estadão Conteudo