Estado Islâmico reivindica autoria de ataque em Viena

A organização extremista aponta "um soldado do califado" como o responsável pelos tiroteios perto de uma sinagoga e da Ópera de Viena

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Legenda: Três outras pessoas, duas mulheres e um homem, morreram no hospital devido aos ferimentos causados pelo tiroteio indiscriminado contra o agressor
Foto: AFP

O grupo jihadista Estado Islâmico (IS) assumiu na terça-feira, 3 a responsabilidade pelo tiroteio que deixou pelo menos quatro mortos e 22 feridos em Viena, em um comunicado publicado em seus canais do Telegram.

A organização extremista aponta "um soldado do califado" como o responsável pelos tiroteios perto de uma sinagoga e da Ópera de Viena. Ele se direcionou a "alguns grupos atacando-os com uma arma automática e faca", segundo a nota divulgada através da rede de mensagens.

Em texto à parte, acompanhado de foto do agressor armado, a agência de propaganda Amaq o identifica pelo nome de guerra "Abu Dayena al Albani", que indica sua origem albanesa. "Fontes de segurança disseram ao Amaq que um combatente do Estado Islâmico atacou grupos no centro da cidade de Viena na noite passada (...) e confrontou membros da polícia que compareceram ao local" segundo a nota.

Da mesma forma, as fontes disseram a Amaq que o extremista "matou e feriu cerca de 30 pessoas", incluindo "um oficial e membros da polícia, antes que a polícia matasse o autor do ataque na mesma noite com as balas da Polícia Austríaca", conclui a nota.

Em um vídeo, o extremista jurou lealdade ao novo líder do Estado Islâmico, Abu Ibrahim al Qurashi, que sucedeu Abu Bakr al Baghdadi, assassinado há um ano, enquanto portava as três armas com as quais teria realizado o ataque.

As autoridades austríacas identificaram o suposto terrorista como Kujtim Fejzulai, filho de pais albaneses e macedônios, condenado a 22 meses de prisão em 2019 por querer se juntar ao EI na guerra síria.

Na noite passada, esse jovem, que estava nos registros policiais de radicais islâmicos, mas que não era considerado uma ameaça, espalhou o terror por nove longos minutos no centro de Viena com um kalashnikov, uma pistola automática e um facão.

Três outras pessoas, duas mulheres e um homem, morreram no hospital devido aos ferimentos causados pelo tiroteio indiscriminado contra o agressor. (Com agências internacionais)