Eleição americana: Apuração começa às 20h em dois estados; previsão é virar a noite sem um vencedor

Devido à contagem de votos pelos correios, EUA podem amanhecer sem saber quem será o próximo presidente

Escrito por Redação ,
Legenda: Americanos vão às urnas em uma eleição sem favoritos
Foto: AFP

Quem ganhou a eleição americana? A apuração está prevista para começar às 20h (horário de Brasília) em dois dos 50 estados (Indiana e Kentucky). As últimas urnas devem ser fechadas às 3h da manhã (horário de Brasília) no Alasca.

Veja também

Segundo o jornal The New York Times, devido à apuração dos votos enviados pelos correios (quase 100 milhões ou 2/3 do total dos votantes), é possível que, mesmo na manhã desta quarta-feira, o resultado das urnas dizendo quem será o próximo presidente americano não esteja disponível. 

A Flórida, um estado-chave, indeciso, deve iniciar a apuração só depois das 21h (horário de Brasília).

Os americanos têm o "direito de conhecer" o vencedor no dia da eleição, declarou nesta terça-feira o presidente Donald Trump durante uma visita à sede da campanha do Partido Republicano na Virgínia.

"Deveríamos ter o direito de saber quem ganhou em 3 de novembro", dia da eleição, insistiu Trump, quando o fluxo maciço de votos antecipados poderia atrasar a contagem dos votos e, portanto, o anúncio dos resultados.

Trump estava se referindo principalmente à sua discordância com a Suprema Corte, relutante em intervir em uma decisão que permite à Pensilvânia continuar contando os votos recebidos pelo correio até três dias após a eleição. 

A medida foi tomada em meio às complicações logísticas do país diante da pandemia do novo coronavírus, que teve uma grande quantidade de votos enviados pelo correio.