Coreia do Norte lança outro míssil

Escrito por Redação ,

Seul. Os Estados Unidos pediram sanções mais fortes contra a Coreia do Norte após o lançamento de um novo míssil, o 1º teste balístico do regime comunista desde a posse de um novo presidente na Coreia do Sul.

Amanhã, o Conselho de Segurança da ONU vai realizar consultas urgentes a respeito do teste, a pedido dos EUA, do Japão e da Coreia do Sul.

O míssil, lançado da estação de Kusong, no noroeste do país, foi disparado às 5h30 locais (17h30 de Brasília de sábado) e percorreu cerca de 700 quilômetros antes de cair no mar do Japão, indicou o Estado-Maior Conjunto de Seul.

"Que esta última provocação sirva de chamado a todas as nações para implementar sanções muito mais fortes contra a Coreia do Norte", disse a Casa Branca em um comunicado.

O míssil norte-coreano caiu "tão perto do solo russo que o presidente não pode imaginar que a Rússia esteja feliz", acrescentou a Casa Branca.

No entanto, o ministério da Defesa russo afirmou mais tarde que o míssil havia caído a 500 km de sua fronteira e que "não representa nenhum perigo' para o país, disse um comunicado.

Pouco antes, o Kremlin afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder chinês, Xi Jinping, expressaram sua preocupação "pela escalada de tensões" na região, durante uma reunião em Pequim. A China reagiu pedindo moderação e lembrou que "se opõe à violação por parte da Coreia do Norte das resoluções do Conselho de Segurança", indicou o ministério das Relações Exteriores em um comunicado divulgado, ontem.

Ameaça

Por sua vez, a União Europeia afirmou que este lançamento norte-coreano representa uma 'ameaça para a paz e a segurança internacionais".

Após o lançamento, o novo presidente sul-coreano, Moon Jae-In, investido no cargo esta semana, convocou uma reunião de emergência com seu gabinete de segurança.

"O presidente expressou seu profundo pesar depois da provocação insensata do Norte, lançada apenas dias depois do início de um novo governo no Sul", disse um porta-voz presidencial.

No último domingo (segunda-feira na Coreia do Norte), a imprensa estatal norte-coreana afirmou que o míssil lançado no último sábado foi o teste exitoso de um novo modelo de foguete.