Caracas e Manila na mira do TPI

Escrito por Redação ,
Legenda: Manifestante foi preso pela guarda de Nicolás Maduro durante os violentos protestos no ano passado
Foto: Foto: AFP

Haia/Caracas. O Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou, ontem, a abertura das "análises preliminares" dos crimes contra a humanidade supostamente cometidos na Venezuela e nas Filipinas.

No caso venezuelano, desde abril de 2017, "alega-se que as forças de segurança do Estado utilizaram com frequência força excessiva para dispersar e reprimir manifestações, e que detiveram e prenderam milhares de membros da oposição, alguns dos quais teriam sofrido graves abusos e maus-tratos", aponta um comunicado do organismo.

Em meio a uma grave crise política, social e econômica, mais de 120 pessoas morreram na Venezuela entre abril e julho de 2017 durante manifestações contra o governo do presidente Nicolás Maduro.

Em novembro, a ex-procuradora-geral venezuelana Luisa Ortega instou o TPI a investigar os supostos abusos e tortura cometidos pelas forças de segurança do governo venezuelano.

O anúncio do TPI coincide com a decisão do Parlamento Europeu de pedir a extensão das sanções europeias contra o presidente venezuelano.

Já o exame preliminar sobre as Filipinas analisará "crimes alegadamente cometidos no âmbito da campanha denominada de 'guerra contra as drogas', lançada pelo Governo das Filipinas", citou o TPI. O presidente filipino, Rodrigo Duterte, foi eleito em 2016 com a promessa de erradicar o tráfico de drogas. Desde então, quase 4 mil suspeitos de serem traficantes, ou usuários de drogas, foram mortos pela polícia. As autoridades também investigam mais de 2 mil assassinatos "relacionados às drogas".

Incêndio

Além de denúncias de crimes contra a humanidade, a crise venezuelana provocou um êxodo em direção à fronteira do Brasil. Cera de 40 mil cidadãos da Venezuela vivem hoje em Roraima.

A Polícia Civil investiga um incêndio intencional que, ontem, deixou três feridos, incluindo uma criança, em uma casa onde viviam 13 imigrantes venezuelanos em Boa Vista. Os três feridos pertencem a uma mesma família, um casal e sua filha de quatro anos. O fogo se propagou em um quarto. Uma câmera de segurança gravou imagens de um homem jogando gasolina e ateando fogo na casa.