Benefícios de amamentar são maiores que risco de transmissão de coronavírus, diz OMS

Organização estudou a transmissão da doença de mãe para filho e afirma que os benefícios da amamentação superam qualquer risco potencial de transmissão

Escrito por AFP ,
Fotografia de mãe amamentando bebê
Legenda: Segundo a OMS, o vírus que causa a doença ainda não foi encontrado no leite materno
Foto: Reprodução

Os benefícios do aleitamento materno são maiores do que o risco de transmissão de mãe para filho do novo coronavírus, informou, nesta sexta-feira (12), a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

"A OMS estudou cuidadosamente os riscos para as mulheres de transmitirem a doença Covid-19 para seus bebês quando amamentam. Sabemos que as crianças correm um risco relativamente baixo da doença, mas estão altamente expostas a outras doenças e outros problemas prevenidos pelo ato de amamentar", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. 

O que se sabe sobre a Covid-19 em crianças

"De acordo com as evidências disponíveis, o conselho da OMS é que os benefícios da amamentação superam qualquer risco potencial de transmissão", acrescentou ele em uma entrevista coletiva virtual. 

É por isso que "as mães sob suspeita ou confirmação de contaminação por Covid-19 devem ser incentivadas a iniciar ou continuar a amamentar e não devem ser separadas de seus bebês, a menos que a mãe esteja muito doente", disse o chefe da agência de saúde da ONU. 

De acordo com Anshu Banerjee, diretor do departamento de saúde materno-infantil, infantil e adolescente da OMS, o vírus que causa a doença da Covid-19 até agora não foi encontrado no leite materno.

Assuntos Relacionados