Astronauta brasileiro inicia viagem à ISS

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto: AFP

Baikonur, Cazaquistão - A ´Missão Centenário´, que leva o primeiro astronauta brasileiro ao espaço, teve início às 23h29min de ontem, conforme previsto.

O tenente-coronel Marcos Pontes, 43 anos, partiu rumo à ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, que decolou da base de lançamento Baikonur, no Cazaquistão.

O brasileiro e outros dois astronautas vão percorrer 350 km da base até a ISS - a distância corresponde a uma viagem da capital paulista até a região de Ribeirão Preto. A título de comparação, um avião de passageiros fica a 10 km do chão durante o vôo.

A Soyuz deve demorar cerca de dois dias para se atracar com a ISS; a previsão é de que isso aconteça à 1h18min do dia 1º de abril (horário de Brasília).

O processo de volta é mais rápido - pouco mais de três horas - e deve trazer o brasileiro ao solo terrestre às 21h46min do dia 8 de abril (horário de Brasília). Para o brasileiro, a missão vai durar dez dias - oito deles dentro da ISS, onde ele vai realizar oito experimentos científicos. Já o russo Pavel Vinogradov e o norte-americano Jeffrey Williams, que também participam da ´Centenário´, ficarão na ISS por pelo menos seis meses. Pontes voltará à Terra em companhia do russo Valeri Tokariov e do americano William McArthur, os atuais tripulantes da ISS.

O nome dado à missão -a 13ª viagem espacial à ISS - é uma homenagem a Alberto Santos Dumont, brasileiro que há 100 anos conseguiu fazer o avião 14 Bis voar pelos céus de Paris. Neste clima de reverência àquele conhecido como ´o pai da aviação´, Pontes levará na bagagem um chapéu Panamá idêntico ao usado por Dumont. Durante esses oito dias na estação espacial, o astronauta deve fazer três contatos com a Terra - o primeiro deles será com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Pontes também deve falar com jornalistas brasileiros e, pouco antes de sua volta, vai conversar do espaço com técnicos da missão.

A participação do brasileiro no vôo teve origem quando o Brasil ingressou no grupo de 15 nações envolvidas com o projeto da Estação Espacial Internacional. Isso aconteceu em 1997 e, no ano seguinte, Pontes foi selecionado pela AEB (Agência Espacial Brasileira) e pela Nasa (Agência Espacial Norte-americana) para representar seu país no espaço. Em 18 de outubro do ano passado, a viagem de Pontes foi oficializada quando Sergio Gaudenzi, presidente da AEB, e Anatoli Perminov, presidente da Rocosmos (Agência Espacial da Federação Russa), assinaram em Moscou o contrato que garantia a participação do brasileiro na missão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder russo Vladimir Putin participaram da cerimônia.