Apagão deixa milhões sem energia no Uruguai e na Argentina

Segundo Secretaria de Governo de Energia da Argentina, houve um 'colapso' no sistema de interconexão do país

Escrito por AFP ,
Legenda: O problema, segundo a Edesur, também afetou o Paraguai e o sul do Brasil
Foto: MIGUEL ROJO / AFP

A Argentina e o Uruguai são afetados por um grande apagão desde a manhã deste domingo (16), informaram no Twitter as empresas de distribuição de energia nos dois países.

"Um problema maciço no sistema de interconexão elétrica priva toda a Argentina e o Uruguai de energia", anunciou a Edesur Argentina. 

"Devido a uma falha geral do sistema de interconexão, a Argentina e os países limítrofes estão sem eletricidade", escreveu pouco depois a Edenor na mesma rede social.

A uruguaia UTE tuitou que às "07H06 um mau funcionamento da rede argentina afetou o sistema interligado, privando de serviço todo o território nacional, e várias províncias do país vizinho".

Um pouco mais de uma hora após o início do apagão, a UTE informou que "em várias cidades costeira o serviço de energia já foi restabelecido e os esforços continuam para restabelecer todo o serviço".

A Argentina, que possui 44 milhões de habitantes, e o Uruguai - 3,4 milhões - compartilham um sistema interconectado de energia elétrica centralizado na barragem binacional de Salto Grande, localizada 450 km ao norte de Buenos Aires e 500 km ao norte de Montevidéu.