Americana do Texas vê derrota de Trump

Arquiteta americana Genevieve Buentello crê em vitória de Joe Biden

Escrito por Sérgio Ripardo , sergio.ripardo@svm.com.br
Legenda: Arquiteta americana Genevieve Buentello critica o primeiro mandato de Donald Trump
Foto: Arquivo pessoal

A arquiteta americana Genevieve Buentello mora em Austin, capital do Texas, segundo estado mais populoso dos Estados Unidos, atrás apenas da Califórnia. Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, ela prevê que o presidente Donald Trump terá a "mais humilhante derrota" da história eleitoral dos EUA.

Veja também

"Trump e sua administração são incompetentes. O jeito que ele lidou com a pandemia do novo coronavírus foi e está sendo inaceitável, um total desrespeito com o país e seus cidadãos. Espero que, finalmente, seja o fim dessa loucura. Não dá mais", argumenta.

Na sua opinião, os EUA precisam de um "líder honesto", capaz de unir as pessoas, "e não dividir como Trump tem feito".

"Como é possível que o vírus virou uma coisa política? É saúde pública, gente! Virou uma coisa para dividir mais o povo", afirma Genevieve.

Sobre o adversário democrata do atual ocupante da Casa Branca, a arquiteta texana avalia que o democrata Joe Biden representa a promessa de um retorno à normalidade.

"Biden parece ser gente boa. Será uma decisão sobre quem é o melhor ser humano. Não sei se vai ser melhor do que Obama, mas acho que as pessoas querem voltar para uma normalidade, gentileza e cordialidade que Biden representa. Se ele ganhar vai ter muitos problemas da administração do Trump para resolver", observa Genevieve.

A expectativa da moradora de Austin é que Biden vai vencer tanto na contagem dos votos populares como na do colégio eleitoral, ou seja, um resultado unânime. Ela acredita que a apuração dos votos pode "levar dias". Até ontem, mais de 95 milhões de pessoas já votaram antecipadamente nas eleições presidenciais.

Nos EUA, o voto não é obrigatório, e alguns estados deixam que seus eleitores votem antecipadamente por correio ou presencialmente em seções eleitorais.

Genevieve atribui à pandemia do novo coronavírus a decisão de boa parte dos americanos de votar com antecedência. "As pessoas não estão mais fazendo tudo em um dia".

Veja também