57% da população da Grécia é a favor de acordo com credores

E apenas 29% querem ruptura

Escrito por Reuters ,

A maioria dos gregos é favorável a aceitar um acordo de resgate com os credores internacionais, de acordo com duas pesquisas de opinião realizadas antes de o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, anunciar um referendo surpresa sobre o assunto.

A pesquisa do Instituto Alco publicada na edição de domingo do jornal Proto Thema mostra que 57 por cento dos 1.000 participantes são a favor de um acordo, ao passo que 29 por cento querem ruptura com os credores.

Tsipras anunciou um referendo surpresa para o dia 5 de julho, isso depois que a Grécia falhou em chegar a um entendimento com seus credores internacionais a respeito do acordo que permitiria ao país pagar 1,6 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em 30 de junho.

Os participantes do referendo terão que votar se aceitam as exigências dos credores ou se as rejeitam.

O Instituto Kapa afirma que 47,2 por cento dos gregos que responderam a sua pesquisa são a favor do acordo e 33 por cento são contra, de acordo com o jornal To Vima. Os 1.005 participantes foram perguntados sobre como eles votariam se um novo e "doloroso" acordo fosse colocado para ser votado em referendo. 

Na pesquisa do Instituto Kapa, 48,3 por cento dos entrevistados disseram que não apoiariam qualquer atitude do governo grego que significasse a saída da Grécia da zona do euro.