Vídeo mostra nova perseguição de taxistas ao Uber em Fortaleza

Após embarcarem, passageiros ficaram assustados com taxistas que seguiram o carro pelas ruas de Fortaleza

Escrito por Redação ,

Mais uma perseguição de taxistas contrários ao serviço da empresa Uber foi registrada na madrugada do último sábado (25), em Fortaleza. O vídeo foi enviado para o Diário do Nordeste, por meio da ferramenta VC Repórter/Whatsapp, por um motorista da Uber, que não quis se identificar. 

Um casal solicitou e embarcou em um carro Uber próximo à Receita Federal, na Rua Pereira Filgueiras. Dois taxistas, então, começaram a perseguir o carro pelas ruas de Fortaleza, deixando assustados os dois passageiros que utilizavam o serviço Uber. 

Confira vídeo da perseguição de taxistas ao carro da Uber: 

Os taxistas seguiram o carro da Uber até as proximidades do apartamento dos clientes, na Cidade 2000. "Os passageiros tiveram que colocar o carro [da Uber] dentro da garagem do prédio deles. Em seguida, o motorista entrou em contato com a gente pelo whatsapp e fomos até lá, para que ele pudesse sair em segurança", relata o motorista que enviou o vídeo. 

Segundo ele, esses confrontos têm acontecido sempre. "Está ficando frequente e tomando proporções maiores a cada dia", afirma. 

Motorista e passageira relatam ameaças:

Uber condena perseguições 

Em nota, a Uber diz que considera inaceitável o uso de violência e ressalta que todos os cidadãos têm o direito de escolher como se mover pela cidade. "Esperamos que motoristas parceiros não se envolvam em brigas e discussões e que contatem imediatamente as autoridades policiais, sempre que se sentirem ameaçados. Para assessorá-los, criamos um número de telefone para casos de emergência, além de um endereço de e-mail específico para parceiros. Os dados dessas ocorrências são utilizadas para fazer um mapa e, assim, facilitar o trabalho das autoridades. Uma vez reportados casos através destes canais, prestamos assistência aos parceiros vítimas de agressões", afirma. 

. Após 1 mês, Uber segue sem regulamentação em Fortaleza

Já o Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditáxi) informou ao Diário do Nordeste ser contra qualquer tipo de perseguição a motoristas, mas orienta os taxistas a denunciarem. "O motorista de táxi não tem que fazer, ele mesmo, esse papel de policial, de fiscalização. Nós orientamos que, se há um carro particular, o motorista de táxi liga para Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza) e passa a placa, passa os detalhes, via telefone, e comunica o local". 

O Sindicato acrescenta que a categoria tem convivio com três concorrentes, Uber, 'táxis amigos', e o aplicativo T81. "O Sindicato está na luta pedindo mais fiscalização e colocando para Prefeitura todas essas informações sobre esses transportes clandestinos", pontua o Sinditáxi. 

Mobilização

Por meio das redes sociais, a categoria prepara, para o próximo dia 29, uma mobilização a fim de cobrar a celeridade do projeto - em tramitação na Câmara Municipal - que trata do aumento ao valor da multa aplicada aos transportes considerados clandestinos na Capital, que pode passar de R$ 641 para R$ 2.850.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.