Vias na Cidade dos Funcionários têm limite de velocidade reduzido a partir desta quarta (13)

Durante os próximos seis meses, os motoristas passarão por um período de adaptação focado em educar sobre as novas regras

josé leon
Foto: JL Rosa

O binário da Avenida José Leon e Rua Vereador Pedro Paulo, no bairro Cidade dos Funcionários, passará a ter limite de velocidade de 50 km/h a partir desta quarta-feira (13). O objetivo da redução é evitar acidentes e possibilitar um deslocamento mais seguro aos condutores e pedestres da região. As vias registram elevado fluxo de veículos, com cerca de 37.600 por dia.

Durante os próximos seis meses, os motoristas passarão por um período de adaptação focado em educar sobre as novas regras. Será instalada uma sinalização na Av. José Leon, no trecho compreendido entre a Av. Léa Pompeu e Av. Hermínio de Castro, e na Rua Vereador Pedro Paulo, desde a Rua Dr. João Maciel Filho à Av. Washington Soares. As notificações de penalidade devem ocorrer somente após esse período.

O local possui altos registros de ocorrências de trânsito: de 2015 a 2019, foram notificados no bairro 934 acidentes, dos quais 566 tiveram feridos e 10 ocasionaram mortes, além de 54 atropelamentos, conforme levantamento feito pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Portanto, a iniciativa de readequação da velocidade de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver.

Segurança viária

A intervenção faz parte de um programa de segurança viária desenvolvido desde o final do ano passado, que contou com a renovação na sinalização de 100 cruzamentos, novos binários, o primeiro microparque urbano e semáforos no bairro.  

Segundo pesquisa realizada pela AMC, disponibilizada no Relatório Anual de Segurança Viária, exceder a velocidade permitida é a infração mais cometida pelos cearenses. No ano passado, 18% dos veículos excederam a velocidade em Fortaleza.  

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza