Universidade de Fortaleza realiza hoje colação de grau virtual

Cerimônia mantém todos os ritos tradicionais - discurso, juramento e outorga de grau - gravados previamente. E finaliza com show dos artistas Waldonys e Marcos Lessa, com transmissão pela TV Diário, TV Unifor e redes sociais

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Legenda: Pela primeira vez, cerimônia marcante para estudantes, mestres e familiares será virtual
Foto: ARES SOARES

Um dos ritos de passagem mais tradicionais de uma universidade é a colação de grau. Em tempos de pandemia, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, inova ao realizar, na noite desta sexta-feira (24), a partir das 20h15, cerimônia virtual para diplomar mais de 1.850 estudantes com títulos de graduação, mestrado e doutorado.

Tudo foi gravado previamente, entre discursos de alunos e professores, mensagens dos gestores, juramento dos concludentes e outorga de grau. Esta é a primeira vez, em 47 anos de história, que a Universidade de Fortaleza não realiza o evento presencial. "O objetivo foi preservar a saúde dos alunos e familiares, e ao mesmo tempo manter o simbolismo do rito", destaca a reitora Fátima Veras.

A transmissão da colação de grau virtual acontece pela TV Diário (Canal 22 da TV aberta), TV Unifor (canal 181 da NET e canal 14 da Multiplay) e mídias sociais oficiais da Universidade de Fortaleza (YouTube e Facebook). A partir de 20h40, a cerimônia encerra com live musical de uma hora com os artistas Waldonys e Marcos Lessa, transmitida diretamente do campus.

Música e emoção

"Está sendo tudo muito diferente por conta da pandemia. Foi preciso desaprender algumas coisas. O importante é que música é mágica, toca muito fácil o coração de quem escuta e de quem faz. Tem sido um alento grande nesse período. Por isso, nós preparamos esse show para os concludentes e seus familiares se divertirem e se emocionarem", antecipa Waldonys.

Para Ana Clara Sobreira, 23, concludente do curso de Engenharia Civil, a colação de grau virtual é uma realidade necessária. "Assim como outras datas comemorativas que passamos durante a pandemia, essa será mais uma que acontecerá aqui em casa, com a família reunida e vibrando alegria por mais uma vitória conquistada", conta.

Letícia Monteiro, graduanda de Psicologia, aponta a virtualização da cerimônia como uma opção sensata e segura. "Sempre imaginei a colação com todo mundo que eu amo e agora será bem reduzida, apenas com quem mora comigo. Entretanto, não temos como imaginar uma colação de grau presencial, com milhares de pessoas aglomeradas. Nem agora e nem depois, porque ninguém sabe quando vamos poder voltar a fazer algo do tipo", completa.

Adaptação ao virtual

Pedro Henrique Menezes, concludente de Jornalismo, relembra os desafios de se adaptar às aulas virtuais neste último semestre. "Por vezes, eu e os outros concludentes achamos que não nos formaríamos em virtude a tudo o que estava acontecendo. Mas escrever o trabalho de conclusão de curso em casa não foi um problema, apesar das dificuldades da pandemia", relata.

O formando Anderson Sávio Lopes, do curso de Engenharia de Produção, destaca a sensação de dever cumprido ao concluir a graduação nesse momento de pandemia e virtualização das aulas. "É uma sensação de alívio. Mas sei que esse é só o primeiro passo para desenvolvermos nossas atividades no mercado de trabalho", ressalta.

Inovação

Esta não é a primeira vez que a Universidade de Fortaleza inova na colação de grau. Em abril deste ano, foi uma das primeiras universidades do país a antecipar a colação de grau de alunos da Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, após autorização por decreto presidencial. A instituição adotou o modelo drive-thru e todos os 82 formandos estavam paramentados com luva, máscara e dentro do carro, de onde assinaram a ata de formatura e receberam o certificado de conclusão de curso.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.