Universidade de Fortaleza promove colação de grau virtualmente para 1.560 estudantes

A solenidade, marcante para os formandos de 2020.2, ocorreu novamente a distância, em virtude da pandemia, e contou com show da banda The Mob

Escrito por Redação ,
Legenda: O show da banda The Mob animou a colação, transmitida diretamente do campus da Universidade
Foto: Ares Soares

O dia especial para 1.560 estudantes da Universidade de Fortaleza chegou. Na noite dessa sexta-feira (8), foi realizada a Colação de Grau 2020.2, novamente a distância, entregando ao mercado novos e qualificados profissionais, agora oficialmente Bacharéis, Licenciados, Mestres e Doutores, celebrando as outorgas e titulações de forma virtual, respeitando as normas de distanciamento social e garantindo a segurança de todos.

A cerimônia, que teve início às 20h, foi transmitida pela TV Unifor e pelas redes oficiais da Universidade de Fortaleza. A colação contou com o discurso de Paulo Estênio Jales, 33, graduando do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ele agradeceu aos professores pelo conhecimento transmitido, diante das dificuldades do último ano. "Somos imensamente gratos por nos ensinarem a descobrir que a singularidade existente em cada um de nós tem força de transformação quando compartilhada". Durante a cerimônia, discursou Charleston Teixeira, professor do curso de Fonoaudiologia, quando destacou a resiliência e a transformação de estudantes e professores, com esforço compartilhado. "Possibilitamos o 'fazer juntos', a colaboração. Sentimos orgulho quando entregamos para a sociedade um profissional capaz de gerenciar sua carreira de maneira criativa e inovadora, compreendendo suas experiências pessoais e coletivas".

Por fim, o Chanceler Edson Queiroz Neto sintetizou o atual momento vivenciado em duas palavras: aprendizado e adaptação. "Na Universidade de Fortaleza, seguimos adiante com nosso compromisso na formação acadêmica e profissional de excelência, assimilando novas realidades e cenários que ainda se estabelecem. O percurso concluído hoje (8) demonstra a resiliência e a tenacidade de vocês para se adaptarem à nova situação e superarem os desafios da vida", ressaltou o Chanceler.

A Ata de Colação de Grau foi assinada de forma virtual. A solenidade foi encerrada com um show da banda The Mob, transmitida diretamente do campus da Universidade.

Aprendizado e adaptação

Edson Queiroz Neto

Chanceler da Universidade de Fortaleza

O ano de 2020 trouxe uma pandemia à humanidade e, assim como nos períodos da Gripe Russa, Gripe Espanhola e Gripe de Hong Kong, surgiu o desafio de superarmos restrições repentinas em nossa sociedade. Fomos forçados ao distanciamento social pela virulência do SARS-CoV-2, amplificada pela vida moderna e pela globalização; conjunção de fatores nunca vividos em nosso planeta. O pensamento do filósofo Bernardo de Chartres, no século XII, nos incentiva a "apoiar-nos nos ombros de gigantes", referindo-se à forma como devemos encontrar respaldo no conhecimento construído no passado com vistas a expandir nosso conhecimento futuro. Desta forma, o homem desenvolveu as vacinas para a Covid-19 em apenas nove meses! Algo inédito! Hoje, já temos milhares de pessoas vacinadas no mundo.

Tenham certeza, a humanidade seguirá cada vez mais forte!

Aprendizado e Adaptação! Sintetizo nestas palavras o que estamos vivenciando. Na Universidade de Fortaleza, seguimos adiante com nosso compromisso na formação acadêmica e profissional de excelência, assimilando novas realidades e cenários que ainda se estabelecem. Aprimoramos nossos métodos e metodologias de ensino e aprendizagem. Foram mais de 1000 professores habilitados, mais de 12.500 disciplinas lecionadas de forma remota, e mais de 25.000 alunos e professores acessando o nosso ambiente virtual de aprendizagem. Números impressionantes! Agradeço a todos os que contribuíram para esse resultado, em especial, aos gestores, docentes e discentes que, num curto espaço de tempo, se adaptaram ao mundo virtual; que, obedecendo aos protocolos de segurança, não descansaram e, com criatividade, disciplina e persistência não se distanciaram do compromisso da Universidade de Fortaleza. Muito obrigado!

Aclamo o esforço solidário dos familiares e amigos que tanto contribuíram para o êxito desse processo, ao disponibilizarem a infraestrutura necessária para o acompanhamento das aulas, desde equipamentos e internet, até o espaço físico para assistir a elas. Recebam, também, a minha mais sincera GRATIDÃO.

Caros neograduados, por fim, parabenizo-os, pela obtenção de seus títulos: Bacharéis, Tecnólogos, Licenciados, Mestres e Doutores. O percurso concluído hoje demonstra a resiliência e tenacidade de vocês para se adaptarem à nova situação e superarem os desafios da vida. Deixo, aqui, uma frase atribuída a Antoine de Saint-Exupéry, com cujo sentido comungo: "Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós". Sempre contem com a Universidade de Fortaleza.

FELIZ 2021!

Sucesso a todos.

Palavras transformadoras

Charleston Teixeira Palmeira

Professor de Fonoaudiologia

Uma lista de palavras ecoou em 2020 pelo mundo digital e elas se tornaram usuais ao nosso vocabulário social e profissional, como: lugar de fala, resiliência, expertise, novo normal, empreender, protagonismo, stalkear, flopar, gatilho, linguagem neutra, diversidade... Um discurso costurando os significados dessas palavras e, assim, construir uma "narrativa" (outra palavra de 2020), soaria uma fala contemporânea! Eu não queria realizar apenas uma lista de palavras e de seus significados, porém elas não deixam de ser inspiradoras, quando pensamos no quanto nossa língua é viva, assim como o nosso modo de falar e tudo aquilo o que fazemos com ela.

Em um momento solene como este, que legitima a formação acadêmica de dezenas de estudantes que se tornam profissionais, as palavras ditas devem cumprir sua premissa básica de interagir, de serem transformadoras, se não, se tornarão palavras ao vento. Fui buscar em um passado próximo um exemplo de um fato que ilustra as palavras "essência" e "refazimento", temas da noite de hoje. Há exatos 26 anos, fui representante dos docentes na cerimônia de colação de grau da Universidade de Fortaleza. Atentem-se para o que destaquei naquela noite: "Este momento é o que podemos chamar de recomeço". O princípio da resiliência já estava ali, faltando apenas a palavra tomar força e ganhar o mundo. E nós, docentes, ganhamos o mundo, saímos de nossas rotinas e transformamos o saber em vários instrumentos, que vocês nos ajudaram a desenvolver e a operacionalizar, especialmente neste ano em que uma pandemia nos deixou em igual situação.

Outra interrogação que sempre vem à nossa memória é aquela que insistem em fazer quando ainda somos crianças: "o que você vai ser quando crescer?". Ter expertise e empreender, claro! Nunca paramos de crescer e, já que estamos em um ambiente acadêmico, depois da graduação vem a pós-graduação, compondo a conhecida educação continuada que não nos deixa parar de olhar para o futuro.

E sobre crescer, estamos no lugar certo! A Unifor sempre esteve à frente quando os temas são conhecimento, colaboração, cidadania e comunicação. Nos discursos mais tradicionais, sempre se espera uma citação, uma frase de efeito. Não escolhi uma frase, mas um coletivo de princípios que acredito que nos movem para adiante: as competências para o Século XXI.

Mediante estas competências, formamos profissionais críticos, que articulam ideias para tomar decisões e agir frente aos problemas do mundo contemporâneo.

Possibilitamos o "fazer juntos", a colaboração. Sentimos orgulho quando entregamos para a sociedade um profissional capaz de gerenciar sua carreira de maneira criativa e inovadora, compreendendo suas experiências pessoais e coletivas.

Estimulamos em nossos discentes a habilidade de se comunicar de modo diverso para auxiliá-los a desenvolver uma mente aberta, uma prontidão para a escuta e ainda sabemos que sempre valorizarão os princípios que emanam desta instituição, como: conhecimento científico, cultura, responsabilidade social e ambiental, empatia, capacidade de adaptação às mudanças e ser cidadão, que é ter direitos e deveres, intervir e transformar.

Estamos formando protagonistas! Pelo sempre presente "ensinando e aprendendo", tenho absoluta certeza de que este é o caminho. Uma glória na docência é ver tudo se transformar e avançar na direção do bem comum, depois de perpassar pelas mentes repletas de boa vontade e leveza de quem ajudamos a formar.

Que felicidade!

Em uma tentativa de ser moderno e buscar o uso de uma linguagem mais neutra, finalizo minha fala, esperando ter representado todo o corpo docente da Unifor. Então: "parabéns a vocês que concluem mais uma etapa de vida, aos familiares que estiveram apoiando esta caminhada e aos que fazem esta universidade tão singular. Fiquem bem. Usem máscara. Permaneçam bem. Sejam muito felizes. Boa noite!"

Tempo de florescer

Paulo Estênio da Silva Jales

Concludente de Arquitetura

Boa noite a todos e a todas!

É com muita alegria que estamos aqui reunidos. Em nome de todos os formandos, gostaria de agradecer aos que se dispuseram a participar deste momento. Hoje, mais um ciclo se completa e para muitos de nós pareceu que seria algo impossível ou distante. Mas conseguimos! Neste ano marcado por enfermidades, distanciamentos, incertezas e tão massivas perdas, nos parece surreal termos continuado e chegado até aqui. Foi tempo de inovar e buscar uma nova forma de continuar. Quantas coisas estamos descobrindo nesse tempo! Quantas possibilidades de viver coisas diferentes! Quantos caminhos foram interrompidos para que tivéssemos a capacidade de perceber os que estão ao nosso lado!

A jornada foi longa e desafiadora. Foram anos de dedicação e cada um de nós traz consigo um sentimento único: alegria, medo, alívio, ansiedade, saudade, superação. A partir de agora, seremos mais do que nunca responsáveis pelos talentos descobertos e desenvolvidos nesta universidade. Seremos construtores e verdadeiros potenciais de transformação da sociedade. Coragem! Não tenhamos medo! Que todo aprendizado, contratempo, lembrança, recordação, vividos aqui se torne um estímulo para que sejamos profissionais mais humanos, solidários e respeitosos. Que o conhecimento adquirido e experienciado nos impulsione a exercer nosso papel social com ética, criatividade, intrepidez, valentia e protagonismo.

Será um novo tempo! Tempo de fazer florescer e germinar o que foi plantado e colher o jubiloso fruto da dedicação e da espera. Tempo de enxergar a transformação ocorrida no percurso, reconhecer o que ficou para trás e decidir se lançar para a frente. Tempo de contribuir. É tempo de voar. Avante!

Sabemos que nos faz bem agradecer. Por isso, queremos agradecer a Deus, autor da vida. Agradecemos à nossa família, nosso primeiro incentivo, nossa certeza de cumplicidade nas nossas batalhas. Agradecemos à Unifor por ser esse lugar de encontro, de descoberta e aprendizado. Agradecemos aos colegas que nos acompanharam e dividiram angústias, alegrias e satisfações. Agradecemos aos professores, mestres incansáveis, por todo conhecimento transmitido e construído junto a nós. Somos, sobretudo, imensamente gratos por nos ensinarem a descobrir que a singularidade existente em cada um de nós tem força de transformação quando compartilhada. Agradecemos a todos aqueles e aquelas que, em seus trabalhos diários, nos deram condições de realização.

Neste momento, estamos conectados. Não podemos aglomerar, mas, ainda assim, podemos enxergar uns aos outros. Podemos sorrir, relembrando os momentos de alegria vividos no campus, na casa dos colegas reunidos, até tarde, para terminar um trabalho ou estudar para as avaliações semestrais. Se estivéssemos na colação presencialmente, sentados um ao lado do outro, com certeza, estaríamos nos olhando e dando aquelas risadas gostosas. Por isso, neste momento gostaria de convidar a cada um para escolher um amigo ou uma pessoa que foi imprescindível nessa jornada. Se ela estiver ao seu lado, que você a abrace forte. Se ela estiver on line, coloque-a na sua tela e demonstre o seu carinho.

E, agora com esperança de feitos maiores, sigamos as nossas jornadas, refazendo e retocando nossos sonhos, pois, embora partindo, permanecemos uns nos outros, porque juntos construímos essa história. Festejemos!

Muito obrigado!

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.