UFC vai aplicar teste rápido para Covid-19 em estudantes e servidores

Testagem inicia até a próxima semana, de maneira gratuita, com 10 mil exames para serem realizados, no máximo, em três meses

Escrito por Redação ,

A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai aplicar teste rápido para detectar o novo coronavírus em estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos. A  testagem tem previsão de inicio até a próxima semana, de maneira gratuita, com 10 mil exames ao longo de, no máximo, três meses. Qualquer pessoa da comunidade acadêmica poderá participar, obedecendo a diretrizes traçadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

 

Os testes são parte do lote de 13.460 exames rápidos adquiridos pela Universidade por meio do repasse de R$ 1.413.300,00, feito pelo Ministério da Educação (MEC), para ação de combate à pandemia.

Realizados através de coleta de sangue, o exame identifica anticorpos IgM e IgG e podem ser aplicados em qualquer pessoa, independentemente de apresentar sintomas suspeito ou não. 

Segundo o vice-reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Glauco Lobo, coordenador da ação, o objetivo da testagem é aplicar em grande parte da comunidade acadêmica. Na Faculdade de Medicina (FAMED), o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) preparou uma estrutura adequada para o exame. "Lá, temos capacidade de realizar pelo menos 100 testes por dia", afirma o vice-reitor. Os exames também devem ser realizados na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE).

Fases

Conforme o vice-reitor, a testagem deve ocorrer em fases. A primeira delas terá como critério o fator idade. A partir dos critérios, servidores docentes e técnico-administrativos serão contatados pela PROGEP, e estudantes, pela PRAE, para saber se têm interesse em participar do exame.

Será elaborado, também, um calendário organizando grupos de 100 pessoas, com agendamento de dia e hora para aplicação. A elaboração será feita pelas duas pró-reitorias. Em geral, todos os interessados serão contatados, posteriormente, pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), quando receberão informações sobre como proceder. 

Para que haja uma plena comunicação, a STI pede que os usuários mantenham atualizado o e-mail vinculado ao usuário do SI3. Para checar essa informação, o usuário deve realizar o acesso ao SI3 (SIGAA ou SIGRH) e selecionar a opção "Alterar e-mail ou senha", disponibilizado no menu superior à direita.

Outra fase dessa ação foi iniciada ainda no começo de maio, quando foram aplicados testes rápidos nos alunos das residências universitárias da UFC e nos beneficiados com auxílio-moradia, a partir de uma articulação da Reitoria com o Hospital São José.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados