Comunicado: UFC quer testar 13 mil para Covid-19

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai testar alunos, professores e técnico-administrativos para a Covid-19. A instituição planeja a testagem, de forma gratuita, de pelo menos dez mil pessoas ao longo de três meses, no máximo. Qualquer integrante da comunidade acadêmica vai poder participar. Os exames fazem parte do lote de 13.460 testes rápidos adquiridos pela UFC. A regulamentação dos testes será feita obedecendo a diretrizes traçadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). A testagem deve ocorrer por fases. Em um primeiro momento, será adotado o critério de idade, por ser universal. Dentro desse e de outros critérios, servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade serão contatados pela Progep, e estudantes, pela Prae, para saber se têm interesse em fazer o exame. A primeira fase da ação teve início no começo de maio, quando foram aplicados testes rápidos nos alunos das residências universitárias da instituição e nos beneficiados com auxílio-moradia. Estratégias semelhantes de testagem têm sido adotadas por empresas e instituições no Ceará, como parte de planejamentos para a retomada gradual de atividades presenciais. A Assembleia Legislativa já adquiriu testes nesse sentido.

Retomada

No caso da UFC, porém, a testagem "em massa" da comunidade acadêmica, pelo visto, não deve ser suficiente para o retorno das atividades presenciais ainda neste ano. A instituição tem argumentado sobre a possibilidade de não ter atividades presenciais em 2020, considerando o encerramento dos semestres com prejuízos "mínimos" aos estudantes. É preciso deixar mais claro como esse cálculo seria possível, tendo em vista que a maior parte dos alunos não respondeu a questionários internos que envolvem o assunto.

Alternativa

Como consequência do isolamento social por conta da Covid-19, o Hospital de Saúde Mental de Messejana decidiu dar continuidade ao acompanhamento dos pacientes e iniciar o tratamento de novos casos através do serviço de Telemedicina. A medida, ainda alvo de polêmica em alguns casos, pode ser fundamental em momentos de pandemia.

Prazos

Prazo de envio dos relatórios fiscais pelos municípios ao Tribunal de Contas do Ceará vai até dia 15 de junho. A data não será prorrogada, garante a Corte. Todos os gestores municipais dos 184 municípios devem encaminhar os documentos referentes aos relatórios fiscais do 1º e 2º bimestres de 2020. Estar atento aos prazos é mais uma preocupação dos prefeitos. Ainda tem muita gestão no interior justificando o não cumprimento de prazos por conta da pandemia.

Webinário Esporte

A Prefeitura de Fortaleza inicia o período de inscrições para o Webinário Esporte, Juventudes e Oportunidades 2020. Os interessados devem realizar a inscrição por meio do Canal da Juventude, até o dia 6 de junho.

Plataforma

O evento acontecerá on-line, entre os dias 8 e 10 e junho. O público-alvo são acadêmicos, profissionais da área de Educação Física e interessados na temática. A inscrição e o evento são gratuitos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.