Túnel tem duas faixas liberadas

Os serviços de acabamento na avenida e no entorno devem ser finalizados até o mês de setembro próximo

Escrito por Redação ,
Legenda: A liberação parcial é para os veículos com destino do Iguatemi ao Papicu, sentido sul/norte; o tráfego no local fluiu sem grandes transtornos, apesar do congestionamento habitual
Foto: FOTO: JOSÉ LEOMAR

Com as obras iniciadas no ano passado, duas faixas do túnel da Av. Engenheiro Santana Júnior foram liberadas para o tráfego na manhã de ontem (27). Na próxima sexta-feira (1º), todas as seis faixas da via serão desbloqueadas.

No primeiro dia de passagem livre na via, contudo, as dúvidas dos condutores eram em relação às ruas próximas. A liberação parcial é para os veículos com destino do Iguatemi ao Papicu, sentido sul/norte. Mesmo sem a presença de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o tráfego no local fluiu sem grandes transtornos, apesar do congestionamento habitual.

Previsão

Agora, a previsão é de que as seis pistas do novo equipamento sejam liberadas até a sexta-feira (01). Enquanto isso, quem costuma seguir no sentido Papicu/Iguatemi ainda terá que realizar desvio para concluir a rota. Através da Rua Carolina Sucupira, o condutor deve dobrar à direita na Rua Bento Albuquerque, à esquerda na Via Expressa, à esquerda novamente na Rua Carolina Sucupira, para logo depois retornar à Avenida Engenheiro Santana Júnior.

Para aqueles que se encaminham sentido Aeroporto/Papicu, as recomendações são as seguintes: o motorista deve dobrar à direita na Rua Gen. Tertuliano Potiguara para acessar a Av. Eng. Santana Júnior. Por enquanto, as outras intervenções nas proximidades, como a pavimentação da alça de acesso à Cidade 2000, acabamentos e outros serviços como construção de calçadas, ciclovia, arborização e construção do mirante do Parque do Cocó, devem ser entregues à população em setembro deste ano.

Antônio Ferreira, 81, que trabalha na avenida, afirmou que, quando o túnel for completamente liberado, o fluxo será ainda mais tranquilo. "O trânsito está meio enrolado naquela mão de lá, mas melhorou um pouquinho depois da liberação. Era o maior sufoco aqui, daí, quando liberar tudo, vai ser ainda melhor", afirmou enquanto auxiliava alguns condutores que saíam da Rua Carolina Sucupira.

Já o taxista Sérgio Barbosa, 49, não sentiu nenhuma dificuldade ao passar pela localidade. "Foi tranquilo, por enquanto. Não senti tanta dificuldade hoje, pelo menos no horário das 8h", comentou. A AMC informou que agentes seriam deslocados para auxiliar no entorno das obras.

Acabamento

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), as obras de acabamento na avenida e no entorno devem ser finalizadas até o próximo mês de setembro.

"Já temos cerca de 90% das obras concluídas. Toda a parte de estrutura já foi feita, faltando somente os acabamentos", contou o secretário da pasta, Samuel Dias. O investimento, ainda segundo a secretaria, foi de R$ 25 milhões provenientes de um financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Após a mudança, os semáforos que existiam no cruzamento serão eliminados e será viabilizado o fluxo do transporte público expresso através do túnel, o que ligará a Cidade dos Funcionários ao Papicu, através da Avenida Engenheiro Santana Júnior, e o Centro à Cidade 2000, pela Avenida Padre Antônio Tómas. (Colaborou Mylena Gadelha)

FIQUE POR DENTRO

Obra tornará transporte público mais ágil

A intervenção na Av. Engenheiro Santana Júnior faz parte da etapa final de implantação de 17,4 quilômetros do corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Papicu, o que deve tornar os deslocamentos do transporte público coletivo mais ágil. O novo equipamento terá uma extensão de 210 metros, com 23 metros de largura e terá três faixas de sentido de tráfego, sendo uma delas de uso exclusivo para os ônibus.

Além disso, a região do Papicu também passa pela construção de um túnel na Avenida Padre Antônio Tomás sob a Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa). A intervenção também tem conclusão prevista para o segundo semestre desse ano e faz parte das obras de mobilidade por meio do corredor expresso de ônibus Parangaba/Papicu. Quando concluído, o túnel possibilitará que os coletivos que seguem na Via Expressa tenham acesso rápido às avenidas Raul Barbosa, Alberto Craveiro e Silas Munguba, chegando mais rápido aos terminais de Parangaba e Papicu.

dsa

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.