Túnel deve ser entregue em julho

Naquela área, haverá ainda a construção de uma ciclovia e um mirante com vista para o Parque do Cocó

Escrito por Redação ,
Legenda: A intervenção para construção do túnel, que começou em maio de 2015, faz parte da etapa final de implantação de 17,4 Km do corredor de ônibus Antônio Bezerra/Papicu, que visa tornar o fluxo do transporte coletivo mais ágil
Foto: FOTO: HELENE SANTOS

A obra de construção do túnel da Avenida Engenheiro Santana Júnior sob a Avenida Padre Antônio Tomás, no bairro Papicu, em Fortaleza, iniciada em maio de 2015, tem entrega prevista para 1° de julho deste ano, conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). A intervenção segue com os serviços de concretagem e asfalto da pista do túnel, que será liberada muito em breve para tráfego. Outra frente da obra acontece no entorno do novo equipamento, com a implantação de calçadas, ciclovia e construção de um mirante com vista para o Parque do Cocó. Já os viadutos e rotatória da Av. Raul Barbosa com Av. Murilo Borges, no Lagamar, têm previsão de entrega para o segundo semestre de 2016.

>Novo binário será concluído hoje na Granja Portugal

Na Av. Engenheiro Santana Júnior, os serviços acontecem ainda na coberta do túnel, com a construção da laje central do equipamento, onde já é possível perceber como ficará o acesso de veículos na Av. Padre Antônio Tomás, após a conclusão das obras. A via passará por cima do túnel e permitirá o tráfego nos dois sentidos da avenida, interligando os bairros Aldeota até as vias da Cidade 2000.

No local, já foi finalizada a construção da alça complementar. A estrutura da alça possui uma pequena cobertura em concreto, que servirá de travessia para pedestres. Todo o entorno do equipamento será acessível tanto para pedestres como para ciclistas, com a implantação de vias exclusivas destinadas ao modal e calçadas ao longo de toda a avenida. A intervenção faz parte da etapa final de implantação de 17,4 quilômetros do corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Papicu, que tornará o fluxo do transporte público e coletivo mais ágil.

Com investimento de R$ 25 milhões, oriundos de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o equipamento, com 210 metros de extensão e 23 de largura, contará com três faixas de sentido de tráfego, sendo uma exclusiva para ônibus.

A obra prevê ainda a requalificação do canteiro central, a implantação de novas estações de ônibus, drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica. Os semáforos existentes naquele cruzamento serão eliminados, proporcionando o fluxo expresso do transporte público através do túnel.

Lagamar

A Av. Raul Barbosa com Av. Murilo Borges receberá a implantação de uma rotatória de 90m de diâmetro, dotada de duas faixas para o tráfego, a construção da ponte sobre o canal do Lagamar e dois viadutos de cerca de 312m de extensão fazendo a ligação sertão/praia, também com duas faixas para veículos cada. As obras são necessárias para a consolidação do corredor de transporte que irá interligar os bairros Parangaba e Papicu.

A primeira frente da construção começou com o levantamento de uma nova ponte sobre o canal do Lagamar, paralela à já existente na Av. Raul Barbosa. O projeto prevê a implantação de uma nova ponte com quatro faixas para veículos e a elevação da ponte atual, duplicando a passagem da Av. Raul Barbosa. Ao serem finalizadas, as duas vias se conectarão aos viadutos que serão construídos naquela localidade, onde será implantado um corredor exclusivo de ônibus.

Atualmente a obra acontece em duas frentes: a primeira com a elevação da ponte do Lagamar e a segunda, no cruzamento da Av. Raul Barbosa com Av. Murilo Borges. Neste trecho foram iniciados os trabalhos de construção da rotatória e implantação das fundações dos pilares de sustentação do viaduto oeste, junto ao canteiro central da Av. Raul Barbosa, conforme os dados enviados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).

Com um investimento da ordem de R$ 31 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal, a concepção prevê ainda drenagem, terraplenagem, nova pavimentação e o alargamento da Ponte do Lagamar, que passará de 30m para 55m, ampliando o espaço de circulação para o transporte público.

A área contará ainda com seis pontos de travessia para pedestres, nova iluminação, padronização de passeios e projeto paisagístico com a plantação de novas mudas de espécies nativas.

Dez linhas de ônibus circulam naquele cruzamento, beneficiando cerca de 39.707 passageiros por dia. A estimativa da Pasta é que 47.838 veículos passam pelas avenidas Murilo Borges e Raul Barbosa, diariamente. 

dsadsa

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.