Três praias estão impróprias para banho em retorno da avaliação da Semace no litoral de Fortaleza

As praias consideradas impróprias na análise apresentaram proporção superior a 2.500 coliformes termotolerantes por 100 ml da amostra de água examinada

Escrito por Redação ,
Legenda: Três análises de praias foram finalizadas e mostraram que locais estão impróprios para banho
Foto: Semace/Divulgação

Com a liberação das praias em Fortaleza e o aumento da movimentação nesses locais, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) voltou a disponibilizar o boletim de balneabilidade, considerado ainda um boletim de “transição”. A avaliação divulgada nesta sexta-feira (11) mostra três praias impróprias para banho. 

As praias consideradas impróprias na análise apresentaram proporção superior a 2.500 coliformes termotolerantes por 100 ml da amostra de água examinada. Os trechos não balneáveis são os seguintes: 

  • Praia localizada entre o espigão da avenida Desembargador Moreira e a Volta da Jurema, na zona centro da orla de Fortaleza; 
  • No espigão entre a avenida Dr. Theberge e a rua Boa Esperança, na zona oeste; 
  • E entre a rua Seis Companheiros e a rua Francisco Calaça, também na zona oeste. 

Trinta e um trechos de praias foram analisados pela Semace para a divulgação do boletim definido como “de transição”. O boletim definitivo passará a ser divulgado quando se completar cinco coletas semanais das amostras.

Outras praias ainda podem vir a ser consideradas impróprias ao fim da série de cinco coletas feita pela Semace. As três já divulgadas apresentaram proporção considerada alta de coliformes termotolerantes, o que dispensa a observação do resultado das análises no período de cinco semanas seguidas. 

Com o retorno do boletim definitivo, a autarquia voltará a analisar também a balneabilidade das praias localizadas fora de Fortaleza.   

Praia do Futuro  

De acordo com o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel, os trechos da orla da zona leste, que inclui toda a Praia do Futuro, apresentaram condição “favorável”, mas ainda não podem ser anunciadas como próprias para o banho.  

“Terão de esperar a série de cinco exames”, completou Gurgel. 

Retorno das análises

A coleta de amostras de água voltou a ser realizada neste mês de setembro, quando a frequência de banhistas aumentou. O serviço foi suspenso no dia 17 de março, por causa do decreto de isolamento social.

Os técnicos da Semace passaram a realizar a coleta com equipamentos de proteção individual contra o coronavírus. Os carros e utensílios estão sendo desinfetados, informou a Semace. 

Legenda: Lista de praias analisadas pela Semana para o fim de semana dos dias 12 e 13

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados