TRE-CE amplia julgadores

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

Em meio ao tradicional atraso no julgamento dos pedidos de registros de candidaturas no período de eleições, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) decidiu agir e convocou os juízes suplentes para auxiliarem, no período de 12 de outubro a 18 de dezembro, os juízes do Tribunal no julgamento desses recursos. A medida visa agilizar os procedimentos burocráticos na disputa que tanto criam ruídos nas eleições. É rotineira a dificuldade de atender aos prazos estabelecidos pela legislação. Com a decisão, publicada nesta sexta-feira (9), no Diário da Justiça Eletrônico, será ampliado o número de julgadores da Corte do TRE para julgamento dos recursos em registro de candidaturas para um total de 13, sendo seis titulares e sete suplentes.

Prazos

A Justiça Eleitoral lembra que a medida tenta cumprir os prazos de atendimento à data-limite de 26 de outubro para julgamento pelas instâncias ordinárias de todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. A mobilização do TRE-CE é valorosa para tentar solucionar um gargalo tradicional nas eleições - já que a demora no julgamento dos pedidos acaba gerando inconsistência no processo eleitoral. Há casos de candidaturas que recebem o resultado do pedido de registro apenas depois do pleito eleitoral, causando prejuízos à sociedade.

Aporte literário

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual do Ceará (Sibuece) informa aos estudantes veteranos que as bibliotecas dos campi da capital e do interior estarão abertas para devolução de livros nos dias 13, 14, 21, 22 e 23 de outubro, das 9h às 13h. As datas são as mesmas dos períodos de ajuste de matrícula e de matrícula de alunos veteranos, previstas no Calendário Acadêmico. Durante a pandemia da Covid-19, os estudantes sofreram bastante com as bibliotecas fechadas.

Nova testagem

Servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará poderão realizar gratuitamente testes rápidos para detectar Covid-19 no Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas Prof. Dr. Eurico Litton Pinheiro de Freitas (LACT), da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), de 13 a 16 de outubro.

Prioridade

A prioridade será dada para a retestagem de pessoas do grupo de risco, mas estará disponível para qualquer servidor docente ou técnico-administrativo que quiser realizar o exame. Os alunos dos cursos de graduação realizaram o teste nas últimas semanas. Todas as áreas foram divididas em períodos para o procedimento.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.