Trânsito de Fortaleza reduziu, em média, 58,4% no mês de maio

Conforme um levantamento do Waze, que tem o objetivo de entender como a mobilidade urbana vem sendo impactada desde a quarentena

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
foto mostra engarrafamento
Foto: Nilton Alves

Durante o isolamento social em Fortaleza ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, o trânsito na cidade reduziu. Conforme um levantamento do Waze, que tem o objetivo de entender como a mobilidade urbana vem sendo impactada desde a quarentena, a Capital teve uma redução média de 58,4% no mês de maio.

O levantamento do Waze foi realizado a partir dos registros do número de quilômetros percorridos diariamente durante fevereiro e, logo, passou  a acompanhar a mudança desse padrão. Os últimos dados divulgados comparam fevereiro com maio e mostram a queda porcentual de quilômetros dirigidos em comparação à média diária registrada em fevereiro.

No mês de maio, em Fortaleza, o dia que apresentou uma maior queda registrada pelo aplicativo foi o dia primeiro, um feriado, o trânsito caiu 70% em comparação a fevereiro. A menor queda foi no dia 25 de maio, quando o trânsito reduziu para 45%.

Lockdown no Ceará

No primeiro dia do decreto de lockdown no Estado, em 8 de maio, o trânsito reduziu em 10% comparado ao dia anterior, apresentando a média diária de 62%. Até o dia 15 de maio, a média de redução dos oito dias ficou em 61%.

A maior taxa de redução após o lockdown foi registrada no dia 17 de maio, quando o trânsito caiu em 65%. Já na segunda-feira (18), contudo, o fluxo caiu 51%.

Feriados

Os maiores percentuais de queda em dias da semana, durante a segunda quinzena do mês de maio, foram registrados nos feriados municipais de Nossa Senhora da Assunção e Corpus Christi antecipados em Fortaleza para a quarta-feira (27) e quinta-feira (28), respectivamente.

Os feriados tiveram queda de 64% e 65% no movimento em comparação com fevereiro. Durante esses dias no Brasil, a reducação no trânsito foi de 46% e 47%. As maiores taxas de redução no trânsito aconteceram  durante os fins de semana, principalmente, aos domingos

No dia 31 de maio, quando o isolamento social mais rígido no Ceará foi encerrado, foi o domingo com a menor taxa de redução, 57%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados
Assuntos Relacionados