Testes para Covid-19 são feitos sem agendamento em centro de Maracanaú e na Praça do Ferreira

A expectativa é que o centro de testagem da Praça do Ferreira realize até 150 testes por dia

foto
Legenda: O centro de testagem para a Covid-19 em Maracanaú já funciona sem necessidade de agendamento
Foto: Kilvia Muniz/SVM

Os testes para a Covid-19 realizados em Maracanaú e na Praça do Ferreira, em Fortaleza, não precisam de agendamento. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o centro de testagem da Praça do Ferreira deve começar a funcionar até segunda-feira (17). 

Em Maracanaú, o centro de testagem começou a funcionar nesta quarta-feira (12), no Hospital Municipal João Elísio de Holanda. O horário de funcionamento do centro é de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Os centros oferecem testes do tipo RT-PCR, de biologia molecular, que detectam se a pessoa tem o novo coronavírus no organismo. Esse tipo de teste é feito com a coleta de amostras com o “swab” (uma especie de cotonete) da cavidade nasal e/ou na orofaringe, região perto da amígdala.

A diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará, Liana Cavalcante, afirma que serviço pode ser utilizado por pessoas assintomáticas ou sintomáticas. Em caso de casos sintomáticos, ela orienta que as pessoas devem realizar o teste a partir do terceiro dia de aparecimento dos sintomas. 

"O que o exame pesquisa é o vírus. Então, você pode ter o vírus, e não estar com a doença. Porque pode ser assintomático, e ter a presença do vírus no organismo", explica Cavalcante.

Ela analisa que o diagnóstico de pessoas assintomáticas é importante para quebrar a cadeia de transmissão da doença. O resultado do exame sai em até cinco dias.

O centro de Maracanaú tem capacidade de testar até 100 pessoas por dia. "Na Praça do Ferreira, nós temos expectativa de atender entre 100 e 150 pessoas por dia. Mas nós temos condição de atender muito mais", afirma Liana. 

 

Drive-thrus

Na capital, há dois drive-thrus de testagem instalados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no estacionamento do Shopping RioMar Kennedy. Para fazer o exame nos drive-thrus, é necessário realizar agendamento no portal Saúde Digital.

Conforme a Sesa, o sistema de drive-thru do HGF, que começou a funcionar em 15 de julho, já coletou 4 mil amostras. Já no drive-thru do estacionamento do RioMar Kennedy, que opera desde 20 de julho, já foram 1.200 amostras coletadas.

No início de agosto, o Secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, informou que as escolas públicas e particulares de Fortaleza vão receber testagem para diagnosticar a Covid-19. Os detalhes do sistema ainda não foram anunciados. 

Casos de Covid-19 

O Ceará contabiliza 195.546 diagnósticos positivos da Covid-19 e 8.119 mortes confirmadas pela doença, de acordo com dados da plataforma IntegraSUS, atualizada às 9h29 desta sexta-feira (14). Já são 165.827 pessoas recuperadas da infecção no Estado.

Já foram realizados 550.338 testes para identificar o novo coronavírus. Desses, 142.101  exames foram do tipo RT-PCR. E 391.569 são testes rápidos, o que representa cerca de 70% do total.

 

 

Você tem interesse em receber mais conteúdo da cidade de Fortaleza?

Assuntos Relacionados